Leite: Governo açoriano reitera que setor deve apostar na valorização do produto

O Governo Regional dos Açores considera que não tem forma para intervir diretamente nos preços do leite e reforçou que o objetivo dos produtores da região deve ser a excelência dos lacticínios.

A questão dos preços do leite em São Jorge, onde se produz um queijo de qualidade reconhecida a nível nacional e internacional, foi abordada numa reunião entre a Associação Agrícola da Ilha de São Jorge e o secretário regional da Agricultura e também num encontro entre o Conselho de Ilha de São Jorge e o Governo açoriano.

Agricultores e conselheiros de São Jorge reiteraram que o preço do leite na ilha é baixo, atendendo a que é a matéria-prima de um produto «de excelência» e de origem protegida, não sendo recompensada a sua qualidade.

O secretário regional Neto Viveiros lembrou que o Governo açoriano «não tem qualquer intervenção» nesta questão dos preços, que é «um problema de comercialização», que «deve ser equacionado» entre quem produz leite, quem o transforma e quem vende os produtos.

Para Neto Viveiros, o sucesso da fileira do leite na região passa exactamente pela «cumplicidade que tem de existir» entre produtores, indústria e distribuição, mas defendeu que «o caminho que os Açores têm de seguir» é o da ilha de São Jorge e do seu queijo, ou seja, apostar «na valorização» dos produtos, na sua diferenciação, de forma a cativar consumidores dispostos a pagar mais caro por produtos de qualidade.

João Sequeira, presidente da associação agrícola, disse aos jornalistas ter consciência de que o Governo Regional não pode resolver o problema dos preços, mas sublinhou que o Executivo pode «chamar a atenção» e «colaborar» com as pretensões dos agricultores abordando a questão «nos sítios certos».

Tanto a associação agrícola como o conselho de ilha voltaram também a defender uma diferenciação positiva ao nível da atribuição de subsídios e fundos europeus a São Jorge, atendendo à qualidade do queijo.

Neste caso, Neto Viveiros lembrou que São Jorge, como mais seis ilhas dos Açores, têm uma majoração aos subsídios atribuídos por vaca leiteira, que, no caso jorgense, é de 50 euros.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip