Açores: ilha de S. Jorge quer proteção do preço do leite

A ilha de São Jorge quer mudanças nos subsídios e incentivos aos produtores de leite e de queijo.

Esta é uma das questões que o Conselho de Ilha de São Jorge levará esta segunda-feira (20 de abril) a uma reunião com o Governo Regional dos Açores, que se realiza nas Velas, no âmbito do primeiro dia da visita do executivo à ilha.

No memorando para preparar a reunião enviado ao Governo açoriano, o Conselho de Ilha de São Jorge irá dar conta da preocupação com a queda do preço do leite produzido na ilha, apesar de ter sido «recentemente considerado o melhor da Europa», pedindo ao Governo Regional que «coopere de forma a possibilitar um aumento do preço» pago ao produtor.

«O preço do leite em São Jorge é manifestamente inferior ao praticado em outras ilhas e é produzido em condições bastante mais exigentes», diz o Conselho de Ilha, considerando que deve haver uma «discriminação positiva» e que «o nível de exigência na produção não é equitativo com os incentivos prestados».

Quanto ao queijo de São Jorge, os conselheiros pensam que é «o candidato ideal ao subsídio de “stocagem”, pela sua excelência e altos custos de produção», devendo «ter prioridade, senão mesmo exclusividade, a este subsídio, por ser um produto de uma zona demarcada».

A situação da indústria conserveira, da escola profissional, dos transportes aéreos e das ligações marítimas serão também abordados na reunião, que deverá ainda debater propostas para combater a desertificação das zonas mais rurais de São Jorge.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip