Leite: distribuição desafia produtores a adaptarem-se às novas tendências de consumo

A Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição  (APED) diz que o consumo de produtos lácteos está em queda, desceu 6,7% entre 2011 e 2014, e desafia os produtores a adaptarem-se às novas especificidades e tendência do mercado.

leite

A APED recorre aos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) que indicam que o consumo de leite e derivados, por habitante, caiu 6,7% em Portugal entre 2011 a 2014, enquanto a produção manteve os mesmos valores, para concluir que a solução para o setor passa por se adequar às «novas especificidades do mercado e tendências do consumo nacional».

A APED salienta ainda, em comunicado, que as importações de leite caíram 33% entre 2011 e 2014 e tinham um peso de 17% no total do consumo em 2014.

A APED destaca que a distribuição tem privilegiado sempre a comercialização de produtos nacionais «e tem estado na primeira linha do apoio à produção nacional», remetendo para o Governo e entidades europeias a resolução das questões relacionadas com o funcionamento do mercado nacional e europeu.

Recorde-se que o setor do leite nacional e europeu tem enfrentado sérias dificuldades devido ao fim das quotas leiteiras e aos efeitos do embargo russo sobre os produtos agrícolas europeus que dificultaram o escoamento da produção, traduzindo-se num excesso de oferta face à procura.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip