Leite: Copa-Cogeca alerta para problemas financeiros dos produtores

O novo presidente do grupo de trabalho “Leite e laticínios” do Copa-Cogeca, Thierry Roquefeuil, alerta para o facto de persistirem os problemas de tesouraria dos produtores e pede o pagamento das ajudas.

Os preços pagos aos produtores levam dois anos e meio de níveis críticos.

Perante esta situação, o francês Thierry Roquefeuil deu luz verde a um debate sobre a situação do mercado do leite com representantes procedentes de toda a União Europeia (UE).

«O debate demonstrou que, apesar da melhoria progressiva do preço dos laticínios nos últimos meses, os produtores de leite em toda Europa continuam sob o efeito de preços baixos e problemas financeiros», disse Roquefeuil, pelo que instou aos Estados-membros a garantirem que os 350 milhões de euros do pacote aprovado recentemente cheguem aos produtores o mais repito possível».

Em comparação a 2015, a produção de leite na UE nos meses de junho e julho eduziu dois por 2 e 1%, respetivamente, uma tendência verificada também a nível internacional em três das quatro principais regiões produtoras de leite.

Os preços dos laticínios melhoraram tanto na UE como a nível internacional, disse o responsável. O preço da manteiga na UE melhorou significativamente desde junho, próximo dos níveis de 2013.

Os preços dos laticínios aumentaram no seu conjunto em 20%. A nível global, também em reflexo das tendências na China, a procura foi dinâmica, pelo que o presidente do grupo de trabalho do Copa-Cogeca acredita numa melhoria no preço do leite pago aos produtores.

Thierry Roquefeuil afirmou que neste mandato, e dois anos, vai trabalhar lado a lado com os vice-presidentes do grupo de trabalho com uma ambição: conseguir um setor dinâmico e rentável para a UE.

«No futuro debate sobre a Política Agrícola Comum (PAC), vamos procurar detetar os principais desafios a fazer no setor do leite e identificar as ferramentas mais adequadas e eficientes para lhes fazer frente», disse.

Roquefeuil, procedente da organização francesa FNSEA, trabalha numa exploração de leite em Lot, no sudoeste de França, e é presidente da Federação Nacional de Produtores de Leite (FNPL) desde 2012. Foi também vice-presidente do grupo de trabalho “Leite e Laticínios”, do Copa-Cogeca desde 2014.

Fonte: Agrodigital 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip