Leite: Alemanha aposta em plano para resolver excedentes

leite

O ministro da Agricultura alemão quer lançar um plano para resolver os excedentes de leite, que passa pelo aumento das exportações para África. 

Esta iniciativa tem já a oposição de algumas ONG’s, que temem que a entrada de grandes quantidades de leite europeu em África venha a pôr em causa a débil estrutura de produção de muitos países africanos, causando graves problemas à sua economia. 

Parece não haver dúvida que a crise no setor leiteiro, que levou a uma queda brusca dos preços, é devido a um aumento da produção, que levou à criação de grandes excedentes comunitários, pelo que a solução passa por uma redução da produção ou pelo aumento das exportações. 

De referir que a África subsariana absorveu, em 2015, um quinto das exportações de leite europeias. 

Alguns países africanos, como o Burkina Faso e a Nigéria, estão a impor taxas à importação para defender a produção nacional. 

O leite em pó enriquecido com gorduras vegetais, destinado ao mercado mais baixo, é o último sucesso das exportações europeias para África, o que faz deste continente o «caixote do lixo» dos excedentes europeus. 

O ministro alemão já se defendeu das críticas, dizendo que os principais alvos não são os países pobres e que procuram desenvolver-se, mas sim os que já têm estrutura organizada de produção.

Fonte: Reuters

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip