Laranja de Ermelo: entidades querem potenciar produto

No passado dia 17 de fevereiro, a Ardal reuniu com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte e com a Associação de Desenvolvimento Local de Ermelo.

A reunião teve como principais objetivos a avaliação do estado atual da laranja de Ermelo assim como a necessidade de implementar medidas que visem a regeneração dos pomares, a divulgação e promoção da laranja e o aumento da comercialização para potenciar o escoamento da mesma.

«Como se trata de um produto com excelentes qualidades, pretende-se também melhorar a sua imagem e aumentar a sua notoriedade. Neste encontro ficou acordado que, durante o próximo mês, seja realizado pela Direção Regional de Agricultura e um trabalho de caraterização dos pomares, bem como uma proposta intervenção que vise os objetivos acima descritos», explica, em comunicado a autarquia de Arcos de Valdevez.

A ARDAL, juntamente com a Associação de Desenvolvimento Local de Ermelo (ADLE) promoveram, durante vários anos, um projeto de promoção, colheita e distribuição da laranja de Ermelo.

A laranja de Ermelo é um produto local de grande qualidade, muito apreciado na região e com grande procura pelos consumidores. Este produto, cuja introdução está ligada ao Mosteiro local e aos monges de Cister, é hoje um ex-libris da freguesia.

A laranja de Ermelo tem como principais características a sua casca fina, a ausência de sementes, o abundante sumo e o tipo de produção, próximo da agricultura biológica.

Com estas medidas pretende-se valorizar, promover e dinamizar a produção e comercialização da laranja de Ermelo, a qual integra o catálogo mundial de produtos do movimento internacional Slow Food. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip