Lagoa: vinho é o grande tema da Fatacil 2015

O vinho é o grande tema da edição deste ano da Fatacil, que se realiza em Lagoa (Algarve) entre 21 e 30 de agosto, anunciou Luís Encarnação, vereador da Câmara lagoense e responsável máximo pela organização do certame.

Num ano em que o Município de Lagoa escolheu como tema para todas as suas atividades o vinho e a vinha, a feira que todos os anos traz à cidade mais de 150 mil visitantes não poderia deixar de dedicar muita atenção a um setor que já foi uma das bases da economia do concelho e agora voltou a renascer.

Mas não serão só os produtores do Algarve a estar presentes na Grande Mostra de Vinhos Portugueses.

Segundo Luís Encarnação, estão já confirmadas as presenças de produtores e distribuidores do Alentejo, Península de Setúbal, Trás-os-Montes e Madeira, enquanto decorrem negociações com representantes do Ribatejo, Lisboa, Beira Interior, Dão Bairrada, Douro e Vinhos Verdes.

«A Fatacil recebe 160 mil visitantes, não só do Algarve, que podem levar os produtos que aqui se apresentam por esse país fora», sublinhou.

José Graça, diretor-adjunto da Direção Regional de Agricultura e Pescas, um dos parceiros mais antigos da Fatacil, fez questão de sublinhar: «o Algarve não é um grande produtor de vinho, somos mesmo a região vitivinícola mais pequena do país, mas produzimos vinhos de alta qualidade».

Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, acrescentaria que hoje há «novos investidores e novos produtores» no concelho, fazendo com que o vinho seja «um produto já com afirmação».

A autarquia, até no âmbito do Ano da Vinha e do Vinho, tem vindo a trabalhar com esses produtores, «numa parceria que visa dar-lhes visibilidade», criando eventos que promovam o setor.

E o que é que casa bem com bons vinhos? Cavalos lusitanos. Emídio Paias, responsável pelo setor equestre da feira, lançou o «desafio» de «tornar a Fatacil na capital do Cavalo Lusitano no Algarve» e explicou os passos que já estão a ser dados nesse sentido.

Assim, entre as novidades deste ano, na terça-feira, dia 25 de agosto, terá lugar o primeiro concurso oficial de modelos e andamento, em parceria com a Associação do Cavalo Lusitano. Após o concurso, será contada a história desta raça única no mundo, desde a origem até à sua entrada na alta competição.

Durante o certame haverá um colóquio sobre o Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020).

Com um orçamento de 850 mil euros (igual ao de 2014), desta vez o objetivo é chegar «perto dos 170 mil visitantes e aos 700 expositores», mais 100 que no ano passado.

Já confirmados, há 275 expositores do comércio e indústria, 200 de artesanato nacional e internacional, 40 institucionais, 150 do setor agropecuário e 35 na gastronomia.

Os bilhetes simples diários mantêm o preço de 3,5 euros, mantendo-se igualmente o bilhete de família, para quatro pessoas, em 12,5 euros.

Fonte: Sul informação

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip