LactAçores inaugurou a primeira fase do novo armazém logístico e de distribuição refrigerado de Vila Franca Xira

A LactAçores, união de cooperativas que comercializa lacticínios açorianos, produzidos com os mais elevados padrões de exigência e com um rigoroso sistema de controlo de qualidade e segurança alimentar, inaugurou a primeira fase do novo armazém logístico e de distribuição refrigerado de Vila Franca Xira.

Com um investimento de 1,6 milhões de euros, a nova infraestrutura irá permitir o aumento da capacidade de armazenagem em cerca de 40% dos produtos lácteos refrigerados, consolidando a aposta na competitividade, modernidade, inovação e sustentabilidade da empresa em prol do sector.

A LactAçores tem atualmente a sua estrutura operacional assente em quatro plataformas localizadas, em São Miguel, São Jorge, Faial e Vila Franca de Xira onde adquiriu o seu primeiro armazém em 2004 com apenas 2.300 m2. Desde então, o volume de faturação passou 29 para 83 milhões de euros em 2020, e a comercialização de 25 para 73 milhões de litros de leite, de 6.500 toneladas de queijos e manteigas para as atuais 11.500 toneladas.

A cerimónia inaugural contou com a presença de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Lara Martinho, Deputada da Assembleia da República, Marina Tiago, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Maria Carolina Câmara, Presidente do IAMA (Instituto de Alimentação e Mercados Agrícolas), Jorge Rita, Presidente da Federação Agrícola dos Açores, Presidentes das Cooperativas Associadas, Pedro Tavares, Presidente da LactAçores e Delegados da LactAçores, entre outras individualidades empresariais e políticas. Os convidados visitaram também o novo espaço de armazenamento frigorífico de queijos e manteiga, seguindo de uma degustação dos melhores produtos das ilhas de São Jorge, Faial e São Miguel, comercializados pela LactAçores.

Pedro Tavares, Presidente da LactAçores, explica que «esta obra representa o resultado do esforço e empenho que têm sido construídos dia após dia, com muito trabalho, firmeza e determinação, permitindo-nos ser hoje uma união de cooperativas promotora do desenvolvimento económico da Região Autónoma dos Açores, criando riqueza e bem-estar social em todas ilhas”. Pedro Tavares reforça que “nesta fase do projeto, já foram investidos cerca de 950 mil euros pela LactAçores, sem recurso a financiamento externo, apoios comunitários regionais ou nacionais e é esta contínua ambição, de querer fazer sempre mais e melhor pelo futuro e sucesso do setor do leite e lacticínios dos Açores, que nos motiva e inspira”. E acrescenta que “a singularidade dos nossos produtos, reconhecidos pelo respeito pela natureza, bem-estar animal e qualidade superior, merece um programa específico e sustentável para a produção de leite no âmbito do desenvolvimento rural, de forma a que a distribuição e, por consequência, o cliente final, reconheçam e valorizem cada vez mais os lacticínios dos Açores e a produção nacional».

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, felicitou a LactAçores pelo seu investimento e iniciativa, referindo que esta data marca um momento «de festa, de confiança, de esperança. É, por um lado, um ponto de chegada (…) mas também um ponto de partida para a dimensão que se pretende acrescentar na cadeia de valor do agroalimentar até à distribuição, até ao consumidor», declarou o governante.

A LactAçores, União de Cooperativas produtoras de lacticínios que integra a Unileite (São Miguel), Uniqueijo (São Jorge) e CALF (Faial), representa cerca de duas dezenas de marcas de renome nacional e marca presença em 20 países. Conta atualmente com cerca de 900 produtores, emprega 600 colaboradores e recolhe e transforma, através das suas associadas, cerca de 40% de todo o leite dos Açores. Este ano, a comercialização dos produtos atingirá as 12000 toneladas de queijos e manteigas, 75 milhões de litros de leite e uma faturação de 90 milhões de euros.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip