Laboratório FoodLab recruta mão de obra altamente especializada

O CoLab Food4Sustainability, laboratório colaborativo sedeado em Idanha-a-Nova, mais conhecido como FoodLab, está a proceder ao recrutamento de colaboradores para a sua equipa. Estão abertas as candidaturas a 13 posições especializadas.

Agroalimentar

O laboratório colaborativo de Idanha-a-Nova visa colocar Portugal na vanguarda dos sistemas circulares de produção agroalimentar de baixo carbono. Para isso, aposta no desenvolvimento e no teste de sistemas emergentes de intensificação sustentável, na capacitação de agricultores para adoção desses sistemas e na disseminação, educação e experimentação junto das diferentes comunidades de interesse. Aprovado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o CoLab obteve um financiamento a cinco anos de 7,8 milhões de euros e prevê a criação de 20 postos de trabalho altamente qualificados no concelho.

A equipa do CoLab terá como objetivo a investigação e experimentação em torno do desenvolvimento de técnicas avançadas de produção de alimentos saudáveis e com potencial de sequestro de carbono. A partir de Idanha-a-Nova, a primeira Bio-Região em Portugal, pretende-se implementar um modelo de desenvolvimento rural sustentável que seja, mais tarde, replicável noutras regiões da Europa e do Mundo.

O laboratório colaborativo FoodLab mobiliza ainda recursos da academia, empresas, administração pública e associações do cluster agroalimentar e do desenvolvimento territorial da Beira Interior.

O FoodLab é, assim, liderado pela aceleradora BGI – Building Global Innovators. Tem entre os membros da parte da academia a Universidade da Beira Interior e os Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Guarda e Viseu. Também integram o FoodLab as empresas Hortas d’Idanha, Sementes Vivas, Grupo Vera Cruz, Aquaponics Iberia, BlueGrowth, Algae 4 Future, Coopagrol e Mendes Gonçalves, bem como o Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento de Idanha-a-Nova e a Associação de Recursos Ambientais e Alternativos.

Parte substancial do trabalho de campo vai incidir sobre o Green Valley Food Lab, área de acolhimento empresarial de base rural, localizada em Idanha-a-Nova, com 55 empresas instaladas, 90% das quais a produzir já em modo biológico.

O apoio atribuído pelo Governo e pela FCT, agência que avalia e financia atividades de investigação científica no país, veio reconhecer o trabalho que tem sido desenvolvido no concelho de Idanha-a-Nova, que com o CoLab ganha novas oportunidades para elevar e consolidar os níveis de conhecimento, inovação e sustentabilidade em meio rural

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip