Já são conhecidos os melhores vinhos verdes de 2015

Quatro vinhos da casta alvarinho da Sub-região de Monção e Melgaço estão entre os melhores verdes da colheita de 2015, fazendo parte ainda desta lista um vinho avesso e outro de três castas, ambos do vale do Ave. 

vinho

A eleição dos melhores vinhos verdes é uma iniciativa anual da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) e os vencedores deste ano, escolhidos entre mais de 200 concorrentes, foram conhecidos sexta-feira, num jantar-gala realizado no Porto. 

Os vencedores são os vinhos Quintas das Alvaianas Alvarinho Colheita Seleccionada, Quinta das Pereirinhas Alvarinho Superior, Reguengo de Melgaço Alvarinho, Terras de Monção Alvarinho, QG Avesso Colheita Seleccionada e Quinta de Gomariz Grande Escolha, sendo este feito com alvarinho, loureiro e trajadura. 

O concurso distinguiu ainda 12 vinhos com o prémio ouro, contando-se entre estes um rosado, um tinto, um espumante e uma aguardente. Foram atribuídos prémios prata a 13 vinhos. 

A CVRVV promove este concurso há mais de 25 anos, «com o objetivo de destacar as melhores colheitas do ano e eleger os vinhos que representam a Região nas ações desenvolvidas nos mercados externos». 

Na edição deste ano, o secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, destacou a importância da região e das exportações de vinho verde para a economia nacional e o embaixador japonês em Portugal, Hiroshi Azuma, marcou presença, como sinal de reforço da relação Região com aquele mercado. 

O Japão passou a ser um «mercado preferencial» para o Vinho Verde, representando mais de meio milhão de euros nas exportações e um crescimento de 1.000% na última década, de acordo com a Comissão. 

No ano passado, de acordo com CVRVV, a região exportou 45% da sua produção para 114 mercados e faturou 54 milhões de euros, mais 10% face ao ano anterior. 

O presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro, afirmou ainda que 2015 foi «um excelente ano de produção em qualidade e em quantidade, o que auspicia um 2016 promissor». 

Salientou também o aumento das vendas em Portugal como «um claro sinal de consistência e de qualidade do vinho verde, que ocupa já o segundo lugar entre as Regiões Vinícolas». 

Manuel Pinheiro acrescentou que «a CVRVV manterá o forte apoio à viticultura e à procura de maior geração de valor, destacando os vinhos e o enoturismo de uma região única no Mundo».

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip