Já está em órbita o segundo satélite que vai ajudar a agricultura de precisão

O segundo satélite de observação ambiental europeu, denominado Sentinel 2A, foi lançado esta semana, a partir da Guiana Francesa.

Este pequeno satélite de 1,13 toneladas já está em órbita, a 786 quilómetros de altitude e vai controlar os níveis das águas e de submersão de terrenos nas zonas entre as latitudes 56º sul e 84º norte.

O Sentinel 1A, que já estava em órbita, fornece imagens radar, enquanto os próximos Sentinel de 3 a 6 vão atuar ao nível da topografia, temperatura do solo e da água e nos dados meteorológicos e atmosféricos.

O satélite agora lançado vai enviar informação, utilizando um espectro de 13 cores, que vai permitir definir o tipo de utilização dos solos (urbanização, agricultura, desflorestação e poluição das águas) e acompanhar parâmetros, como o teor em clorofila das plantas e gerir o envio de ajuda, em situação de catástrofes naturais.

Outras utilizações passam pela agricultura de precisão e como otimizar a utilização dos produtos fitossanitários.

As imagens não são de grande definição, mas serão analisadas pelos matemáticos e isto deve-se à necessidade de tirar fotografias com 290 quilómetros de comprimento, o que permitirá fotografar todo o globo terrestre em dez dias.

Está já previsto o envio de um satélite gémeo, 2B, para início de 2016.

Fonte: Reuters/Agronegócios 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip