IVDP celebra Port Wine Day 2022 com entrega de distinções em várias áreas

A 10 de setembro de 1756, o Marquês de Pombal criou a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro. A data foi instituída como o Dia Internacional do Vinho do Porto, e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP, IP) assinala desde 2014 a efeméride com uma série de iniciativas tendentes à promoção do mais emblemático vinho português.

Precisamente no dia 10, no Hilton Boeira Garden, serão entregues distinções nas áreas da Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação, no âmbito do projeto «Douro+Sustentável», que visa o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais promovendo a elaboração de projetos consistentes que valorizem a proteção da região e do seu património. O presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas, considera que “há sinais encorajadores do comportamento das vendas de vinho do Porto, com destaque para o que tem sido o crescimento do mercado nacional, depois de um ano anterior absolutamente extraordinário no que às exportações diz respeito”. Por outro lado, sublinha que as distinções que serão entregues “premeiam o que de melhor se faz no Douro, mostram a vitalidade do setor e a paixão que é posta na vitinicultura da região”.

Numa altura em que os desafios que se colocam à viticultura, à produção e comercialização de vinhos, são enormes, o IVDP, IP vai levar a cabo um conjunto de ações de promoção em várias vertentes, mostrando toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto. Para dia 14 de setembro está agendada uma prova com harmonizações, denominada «Sabor a Porto», que decorrerá no Restaurante Almeja, no Porto, onde as criações do chef João Cura farão pairing com diferentes categorias de Vinho do Porto.

No dia seguinte decorre o «Porto Colours Cocktail Party», uma festa de cocktails de Vinho do Porto que tem lugar ao final da tarde, no Indulgent, na Foz do Douro, e que conta com a presença de quatro bares de referência da cidade do Porto. Dia 16 é a vez do Douro receber nova etapa do «Sabor a Porto», no restaurante DOC Folgosa, com o chef Rui Paula a preparar iguarias que combinam na perfeição com Vinho do Porto.

Mais perto do final do mês, dia 29 de setembro, é a vez de Lisboa receber uma sessão do «Sabor a Porto», marcada para o Restaurante Sala de Corte, onde decorrerá mais uma prova harmonizada com Vinho do Porto e criações do chef Luís Gaspar.

No primeiro dia de outubro realiza-se um grande sunset no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, na qual está prevista a participação de 30 produtores, que num ambiente de festa mostrarão toda a diversificada oferta de Vinho do Porto.

Já em novembro, dia 4, há lugar a uma prova comentada de Vinho do Porto da década de 80, destinada a publico internacional, orientada por um especialista do IVDP, IP, com a presença dos enólogos de cada um dos vinhos selecionados para a Masterclass «Forty Years of the Eighties», que se realizará no Hotel Six Senses, em Lamego.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip