Itália aprova decreto que obriga a indicar origem dos laticínios

O ministro italiano da Agriucltura, Mauricio Martina, assinou o decreto para a rotulagem obrigatória de origem da matéria prima dos laticínios, depois de receber a aprovação da Câmara e do Senado italiano.

O novo decreto afeta muitos laticínios, como o leite UHT, manteiga, iogurte, queijo e mozarela, entre outros, e será aplicado ao leite de vaca, cabra, ovelha e búfala.

O decreto italiano estabelece que o leite e seus derivados devem, obrigatoriamente, indicar no rótulo a origem da matéria prima, enumerando o país de ordenha e o país de acondicionamento ou transformação.

Se as fases de processamento e engarrafamento forem realizadas em território de vários países, com excepção de Itália, podem ser utilizadas para indicar a origem do leite as expressões: Leite de países da União Europeia (UE); Leite acondicionado e transformado em países da UE e caso a operação seja feita fora da União, tem que indicar “países não UE“.

Os produtos de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de Indicação de Origem Protegida (IGP) estão excluídos desta obrigação de rotulagem.

Segundo o Ministério da Agricultura italiano, 67% dos consumidores do seu país estão dispostos a pagar mais entre 5 a 20% por um produto italiano e 9 a 10 italianos querem conhecer a origem dos ingredientes dos alimentos.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip