IPAM e Slow Food Porto dinamizam iniciativa mundial para combater o desperdício alimentar

Com o objetivo de alertar para a importância de combater o desperdício alimentar, o IPAM, através do IPAM Base e do Slow Food Porto, e a Rede Global de Jovens do Slow Food vão celebrar o World Disco SoupDay, no próximo dia 28 de abril, em Arcos de Valdevez e em Arouca.

alimento

Assinalado em mais 160 países, do Uganda ao Japão, do Brasil à Holanda, o evento tem como o objetivo de sensibilizar a população em geral para o desperdício alimentar.

O World Disco SoupDay vai ser dinamizado pelos dois núcleos Slow Food em Portugal – Arcos de Valdevez e Arouca -, com várias iniciativas como cozinhar, comer e dançar.

Ao longo de todo o dia, o SlowFood Porto – Portugal, que nasceu no seio do IPAM, vai desafiar a população a descobrir uma maneira divertida para economizar comida, convidando ainda à reflexão sobre a quantidade de alimentos que são desperdiçados.

Mediante uma inscrição prévia, os participantes, munidos dos seus próprios pratos e talheres, vão poder degustar uma sopa e uma refeição preparadas com produtos prestes a chegar ao final da validade e outros que fazem parte do ArkofTaste - catálogo de produtos alimentares em risco de desaparecer e que fazem parte do património cultural e histórico da humanidade - nas Portas do Mezio, em Arcos de Valdevez, e em Arouca, também com os produtores locais e com a recuperação da tradição “Há Caldo no Museu”.

A organização prevê que o impacto da edição de 2018 ultrapasse as anteriores uma vez que todas as iniciativas World Disco SoupDay vão trabalhar em simultâneo, em todo o mundo, com a finalidade de causar um maior impacto a nível global.

Em Portugal, vários chefs vão associar-se à iniciativa assim como diversas cadeias de distribuição. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip