Iogurte: símbolo de saúde

A capacidade de um único alimento, como o iogurte, influenciar a qualidade da dieta e a saúde metabólica depende da sua composição e do seu potencial em modificar o resto do consumo de alimentos.

iogurte

O professor Angelo Tremblay, da Universidade Laval, no Canadá, apresentou dados recentes durante o “4th Yogurt Summit” no EB2016, que mostram que o consumo regular de iogurte pode ser um sinal de estilo de vida saudável no geral.

Resumindo uma revisão de importantes e recentes descobertas de estudos conduzidos na Europa, América do Norte e do Sul, os dados revelam claramente que a qualidade da dieta é melhorada em consumidores de iogurte, comparada com a dos não consumidores de iogurte.

Há inclusive estudos que mostraram que, em adultos e crianças, o consumo frequente de iogurte está associado com maiores ingestões de importantes nutrientes, como proteínas, vitaminas B2 e B12, cálcio, magnésio, potássio e zinco, o que não ocorre com os que consomem pouco iogurte ou com aqueles que não consomem. 

Estas descobertas também foram observadas em crianças britânicas que regularmente consomem iogurte: os consumidores de iogurte mostraram que este produto tem uma contribuição útil para a ingestão de micronutrientes, particularmente vitamina B12, riboflavina, cálcio, iodo e fósforo.

De acordo com outro estudo nos Estados Unidos, a substituição de snacks atuais por uma porção de iogurte integral com baixo teor de açúcar junto com fruta e vegetais leva ao aumento do consumo de nutrientes valiosos sem aumentar o consumo de açúcar ou energia. 

O consumo de iogurte está associado a uma melhor qualidade da dieta e com o perfil metabólico dos adultos e crianças americanas. Esses consumidores frequentes tinham uma qualidade da dieta significativamente melhor do que os que não consomem iogurte com frequência. Especificamente, eles consumiam mais frutas, grãos integrais e leite. Além disso, os consumidores de iogurte tendem a consumir menos fast food, batatas fritas e alimentos fritos, processados e carnes vermelhas, pizza, lanches, refrigerantes ou álcool, indicando um melhor cumprimento das recomendações nutricionais. 

iogurte

A propensão que os consumidores de iogurte têm de ter comportamentos melhores em termos de qualidade da dieta também foi observada em adultos franceses, que mostraram dietas mais favoráveis e ingestões nutritivas: mais fruta, peixes, legumes, nozes, água e fibras, menos refeições preparadas e menos álcool do que os que não consumiam iogurtes.

Os grandes consumidores de iogurte também mostraram melhor adequação às recomendações dietéticas para 11 micronutrientes (vitaminas B1, B2, B5, B6, B9, C, A e cálcio, iodo, selénio e cobre). 

Estas descobertas também estão de acordo com os resultados do estudo canadiano, Infogene, que demonstrou que os consumidores de iogurte estão mais propensos a aderir ao padrão de dieta Prudente, caracterizado por maiores consumos de vegetais, frutas, nozes, gorduras não hidrogenadas, enquanto os não consumidores de iogurtes tendem a exibir padrões mais ocidentais de consumo, caracterizados por maiores ingestões de fritos, carnes processadas, grãos refinados, refrigerantes, entre outros.

Além disso, o consumo de iogurte esteve associado a menor peso corporal, razão entre cintura e quadril, circunferência da cintura e tenderam a estar associados a um menor IMC. 

Estudos recentes também levantaram a possibilidade de que alguns alimentos, como o iogurte, podem ter um valor simbólico, de acordo com o qual os consumidores desses alimentos apresentam um estilo de vida mais saudável.

Os resultados do Estudo Família Quebec revelou que não somente as consumidoras do sexo feminino de iogurtes reportaram uma melhor qualidade da dieta do que as não consumidoras, mas também, eram mais fisicamente ativas.

Os consumidores de iogurtes também têm mais oportunidades de ter um bom conhecimento sobre a relação entre alimentos e saúde e estão acostumados a ler os rótulos dos alimentos. Todos esses comportamentos são mais compatíveis com a estabilidade do peso corporal ao longo do tempo.

De acordo com outros dados de fora dos Estados Unidos, o consumo de iogurtes está associado a um estilo de vida mais saudável na população brasileira e na população italiana.

Desta forma, Tremblay concluiu a sua apresentação dizendo que os dados mostram que o consumo de iogurte está associado a um padrão e um estilo de vida mais saudável.

Fonte: ANIL/Milkpoint

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip