Investigadores FCTUC assinalam o Dia Mundial da Abelha

abelhas

Para assinalar o Dia Mundial da Abelha, na próxima segunda-feira, 20 de maio, investigadores do Centre for Functional Ecology – Science for People & the Planet (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) abrem as portas do seu trabalho para mostrar, através de várias atividades, a importância das abelhas.

Esta mostra de ciência, dirigida a toda a comunidade académica e ao público em geral, vai decorrer na entrada do Edifício de São Bento do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC, entre as 10h00e as 12h30.

Os investigadores vão dinamizar diversas atividades hands on, por exemplo, colmeias de observação, coleções de polinizadores e observação de diferentes tipos de pólen e mel.

A iniciativa é organizada pelo CFE e pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra, em parceria com a Sociedade Portuguesa de Entomologia.

Os responsáveis pelo evento afirmam que é «fundamental alertar para a importância dos serviços de polinização prestados pelas abelhas.

Cerca de 87% das plantas com flor dependem da polinização, e 77% do fornecimento de alimento a nível mundial está dependente deste serviço».

O Dia Mundial da Abelha foi proclamado pela ONU para assinalar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.

Para perceber as consequências de um mundo sem abelhas pode consultar este vídeo. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip