Investigação: Vinho do Porto à venda com idade falsa

A Associação das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), representando a maioria das empresas comerciais de Vinho do Porto, vem afirmar claramente que a notícia saída no dia 14 de dezembro no jornal Expresso levanta insinuações sobre a categoria de Vinho do Porto 10 anos de idade e de algumas marcas, que são intoleráveis e inadmissíveis.

O Vinho do Porto é um produto de prestígio, que cumpre integralmente todas as normas e regulamentos em vigor e que se apresenta ao consumidor como um dos produtos mais regulados e de maior qualidade produzidos em Portugal. O Vinho do Porto é uma Denominação de Origem reconhecida mundialmente pelo seu prestígio e qualidade, sendo certificado por um organismo público, o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), com quase cem anos de experiência e de rigor na análise e certificação de vinhos e respetivas rotulagens.

Apesar de contactadas pelos jornalistas envolvidos, as empresas comerciais de Vinho do Porto e o IVDP não tiveram acesso ao estudo mencionado nas notícias de hoje, nem houve possibilidade de avaliação do contraditório necessário para o total esclarecimento do assunto.

Todos os Vinhos do Porto mencionados na notícia do jornal Expresso detêm o selo de garantia do IVDP e, por tal, encontram-se certificados e validados por aquele organismo, tendo as empresas titulares das marcas refutado categoricamente as conclusões do estudo, do qual desconhecem a fiabilidade do método utilizado.

A AEVP lamenta que a notícia faça alusão “à venda de Vinho do Porto com idade falsa”, distorcendo a realidade dos factos e podendo suscitar apreensão na opinião pública. Iremos solicitar ao IVDP o imediato contacto com a Universidade de Groningen para ter acesso ao caderno de encargos e ao método utilizado na investigação, de forma a esclarecer as questões levantadas, na certeza de que as empresas visadas cumprem integralmente a regulamentação e a certificação exigida pelo IVDP.

De salientar que, se alguma das questões expostas levanta nos consumidores alguma apreensão ou dúvida, a AEVP com transparência e abertura levará o assunto à análise do Conselho Interprofissional tendo por objetivo manter a tradição das práticas do setor e em linha com os regulamentos da Denominação de Origem Porto, depositados na Comissão Europeia.

 A AEVP e os seus associados garantem que tudo farão para que o consumidor mantenha a certeza e a confiança que sempre depositou no Vinho do Porto.

Fonte: Comunicado de Imprensa AEVP 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip