Interior: regiões unem-sem em torno da internacionalização dos produtos locais

Sob a marca “Terras Altas de Portugal”, as Associações Empresariais de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco e Viseu estão de novo unidas para promover a região interior do país e os seus produtos, num projeto que mereceu uma comparticipação de 600 mil euros de fundos da União Europeia (UE) ao abrigo do Programa “Norte2020”.

produtos

No seguimento do sucesso da experiência levada a cabo com o apoio do anterior quadro comunitário, as associações empresariais voltaram a candidatar o projeto, com o intuito de consolidar os mercados já explorados e avançar para outros países.

«Elegemos três mercados exploratórios, para perceber o potencial que tinham, na altura foi o Canadá, o Luxemburgo e Moçambique, para, sob o chapéu do projeto, agruparmos um conjunto de produtos de pequenas empresas das quatro regiões, que poderiam, assim, ter outra dimensão e outro impacto», disse Luís Tão, presidente da Nervir – Associação Empresarial de Vila Real.

Agora, numa segunda fase do projeto, a ideia é levar, de forma concertada, produtos como os queijos, os enchidos, as compotas, o azeite, o mel ou o artesanato, entre tantos outros, a entrar na Inglaterra, na França, nos Estados Unidos e no México.

O dirigente associativo lembrou que este tipo de produtos regionais têm a assinatura de empresas com pequenas produções, que só têm a ganhar em se associar com outras para conseguir avançar para a internacionalização.

«As cinco regiões têm muito mais dimensão para responder às exigências de mercados como o americano ou o inglês», explicou.

Através do “Terras Altas de Portugal” os empresários vão poder ter um «contacto de proximidade, estabelecer ligações, abrir canais e completar a informação recolhida sobre o mercado».

Representando um «elemento de ligação e dinamização com o tecido empresarial de cada região», o projeto pretende «analisar com maior detalhe a atual situação da economia de cada mercado, validar oportunidades de negócio para as empresas portuguesas, estudar estratégias de entrada, que envolvam ações apoiadas e facilitem a realização sustentada de negócios e identificar canais, parceiros e agentes capazes de dinamizar as negociações entre os dois países».

Fonte: A Voz de Trás-os-Montes

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip