Inteligência artificial aplicada à agricultura na Semana Verde de Berlim

A feira internacional da capital da Alemanha contou com a visita do ministro português Capoulas Santos, no apoio aos produtores nacionais do setor agroalimentar.

agricultura

Inteligentes e interligadas, as quintas robotizadas do futuro estiveram em destaque na recente Semana Verde Internacional de Berlim, na Alemanha.

O mercado global dos robôs agrícolas está a crescer rápido e a Tráctica, uma empresa de estudos do mercado tecnológico, prevê que poderá valorizar-se dos três mil milhões de dólares de 2015 para os 74 mil milhões de dólares em 2024.

Uma das inovações apresentada em Berlim é desenvolvida pela Urban e destina-se à criação de gado. Birgit Warnet, a responsável pelo marketing da Urban, explica-nos que «a vantagem» da proposta apresentada «é a de, como criador, não ser preciso andar para trás e para a frente com um balde nem estar sempre a limpar».

«Ganha-se flexibilidade e não ficamos constantemente presos aos horários da alimentação dos animais. Podemos simplesmente mostrar aos bezerros como funciona e depois já não será preciso levantar-se às seis ou sete horas da manhã», garante a promotora.

Outro robô em exibição nesta feira foi o “Juno”, cuja tarefa é, basicamente, empurrar o feno para junto das vacas nos estábulos. Não é um trabalho difícil, mas é cansativo e é há séculos feito pelas pessoas.

O “Juno” não pareceu, contudo, convencer os agricultores a investir, mas há quem admita que os tempos estão a mudar.

«Sou agricultor há 45 anos. O meu filho está prestes a tomar o meu lugar, mas existe um conflito entre o que eu aprendi e sei fazer enquanto especialista e aquilo que o meu filho aprendeu e está treinado a fazer. Ele teve um treino muito bom. Quando falamos de novas tecnologias, nota-se que esta é a uma zona de conflito. Ele é muito mais descontraído neste campo e nós, os da minha geração, somos mais críticos», admite Johannes Lösing, um agricultor alemão a caminho da reforma.

Tratores auto conduzidos e drones são, para já, as grandes estrelas do futuro próximo na agricultura e estiveram também bem representados entre as cerca de cem mil inovações exibidas na Semana Verde Internacional de Berlim.

Fonte: Euronews 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip