InovCluster regressou a Berlim com sabores portugueses

berlim

A InovCluster organizou a participação conjunta na 82ª edição da Feira International Green Week, um certame internacional dedicado à Alimentação, Agricultura e Horticultura, que decorre desde dia 20 e termina a 29 de janeiro de 2017, em Berlim.

A inauguração desta edição contou uma vez mais com a visita do ministro da Agricultura, Florestas e do Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, que se fez acompanhar pelo Embaixador de Portugal em Berlim, João Mira Gomes e pelo Conselheiro Económico e Comercial da Embaixada de Portugal em Berlim, Pedro Leão a convite do Presidente da InovCluster e do Município de Castelo Branco, Luís Correia que quis assim reforçar o apoio à internacionalização dos produtos agroalimentares portugueses.

Segundo Capoulas Santos, Portugal tem o «objetivo de equilibrar o valor das exportações e importações no prazo de 4/5 anos» e afirmou que «a Inovcluster tem uma presença inestimável e dado um contributo para que este seja alcançado, tendo presença num conjunto de iniciativas, cerca de três dezenas por ano».

Luís Correia referiu a importância da aposta das empresas portuguesas na conquista de novos mercados.

«Num mercado globalizado, em que o consumidor final valoriza cada vez mais produtos de elevada qualidade e com valor acrescentado, encontramos um lugar para posicionar os nossos produtos agroalimentares», disse, realçando ainda que «a cooperação entre as empresas e as associações como a InovCluster contribui de forma inequívoca para a competitividade e o crescimento económico do setor agroalimentar».

Esta participação conta com a presença de oito empresas portuguesas: Dayana, Horta de Gonçalpares, Fio da Beira, Quinta dos Fumeiros, Maria Dias, Beira Salgados, Rui Simeão (Tavira Sal) e Damar, que apresentam produtos tradicionais como queijo, azeite, vinho, pastel de nata, pastéis de bacalhau e rissóis de leitão até ao mais inovador presunto de peru, flor de sal com orégãos e a empada de bacalhau com broa.

«A InovCluster proporciona às empresas portuguesas a promoção dos seus produtos no mercado alemão e a sua afirmação num mercado que gera diferentes possibilidades de negócio. Trata-se de um evento de grande relevância na Europa, que inclui produtos alimentares, agrícolas, hortícolas e bebidas de todo o mundo e constitui uma importante porta de entrada nos mercados europeu e mundial, sabendo que, a Alemanha é atualmente o país com maior influência e maior poder de compra da União Europeia», refere a InovCluster, em comunicado.

Esta ação insere-se no Projeto Conjunto de Internacionalização 2017/18, financiado pelo COMPETE 2020 e aposta numa lógica de continuidade naqueles que têm sido os mercados alvo do trabalho de Internacionalização da InovCluster. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip