InnovPlantProtect: ciência e agricultura de mãos dadas em Elvas

agricultura

No próximo dia 15 de maio, Dia do Agricultor, terá lugar a assinatura de um protocolo de cooperação entre o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas, para a implantação do Laboratório colaborativo InnovPlantProtect.

Esta iniciativa, liderada pela Universidade Nova de Lisboa, vai decorrer na presença do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, do Presidente da Câmara de Elvas, Nuno Mocinha, do Reitor da Universidade NOVA, João Sàágua, e do Presidente do INIAV, Nuno Canada, reconhecendo-se assim a sua importância não só para o aumento da competitividade do setor agrícola nacional, mas também para o desenvolvimento sócio-económico da região de Elvas.

A competitividade do setor agrícola implica uma constante incorporação de inovação e de transferência do conhecimento para os produtores agrícolas, permitindo produzir mais e melhor, com uma gestão cada vez mais sustentável dos recursos disponíveis.

Neste sentido, a Universidade Nova de Lisboa, em colaboração com o INIAV e a Câmara Municipal de Elvas tomaram a iniciativa de criar, na Estação Nacional de Melhoramento de Plantas do INIAV, em Elvas, o Laboratório Colaborativo “InnovPlantProtect”, que conta como associadas outras oito Entidades de referência no panorama agrícola nacional - Anpoc, Anpromis, Bayer, Casa do Arroz, Cebal, Fertiprado, Fnop e Syngenta.

O objetivo deste Laboratório Colaborativo é desenvolver soluções inovadoras de base biológica para a proteção das culturas mediterrânicas, sementes e produtos pós-colheita, com especial relevo para as pragas e doenças emergentes, e desenvolver novos métodos de detecção e rastreio de pragas e doenças.

O laboratório desenvolverá os seus processos e produtos tecnológicos numa lógica de mercado, estabelecendo parcerias com instituições públicas e privadas nacionais e estrangeiras.

Mais informações aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip