Iniciativa global para reutilização de garrafas será lançada na London Wine Fair

Quantos tipos diferentes de garrafas de vinho estão realmente em uso? O que impede uma garrafa de ser reutilizada? Esta é a pergunta de um milhão de dólares que uma parceria entre a The Porto Protocol, a London Wine Fair (LWF) e a Sustainable Wine Solutions (SWS) espera responder.

A Iniciativa de Recolha de Garrafas LWF23, será a primeira edição de uma iniciativa anual que resultará na categorização de todas as garrafas recolhidas na feira, de acordo com o tipo, rótulo e país. Esta iniciativa dará origem à produção e publicação de um relatório, que será a pesquisa mais abrangente sobre a reutilização de garrafas de vinhos já conduzida até hoje. Os resultados deste relatório contribuirão para a aceleração de esquemas de reutilização de garrafas a nível mundial.

A Fundação Porto Protocol, cuja missão é catalisar a ação climática no mundo do vinho, em conjunto com a SWS - especialista do Reino Unido em reutilização de garrafas de vinho - desafiou a LWF a ser a plataforma para esta iniciativa. Embora existam muitos casos em que a garrafa pode ser substituída por embalagens alternativas, a garrafa de vidro continuará a ser a escolha de eleição, embora a sua produção constitua o maior contribuinte para as emissões de carbono da indústria do vinho.

Estima-se que 30.000 garrafas serão recolhidas durante os três dias da Feira, o que gerará dados significativos. Esta estimativa é baseada no número de expositores, dados do Bottlebooks sobre o número de vinhos presentes e de garrafas recomendadas para o fornecimento por vinho. Tendo como referência a amostra gerada ao longo da LWF, o relatório visa dar a conhecer os desafios da cadeia de valor de reutilização de garrafas e medir o progresso de ano para ano.

A reciclagem já não é a opção ideal para garrafas de vidro. Só no Reino Unido, a taxa de reciclagem ronda os 70%, o que significa que 30% das garrafas acabam em aterros sanitários. Vários dos principais países produtores de vinho europeus aprovaram leis e iniciaram medidas que visam incentivar e impor a reutilização de garrafas [consulte as notas aos editores para mais detalhes]. Espera-se que outros países sigam o exemplo, pelo que é vital que os produtores entendam como gerir este desafio a nível global. Mais ainda, a escassez de recursos e o aumento da inflação desde o início da guerra na Ucrânia, estão a exercer pressão significativa nos produtores. Neste contexto, a reutilização de garrafas faz sentido financeiramente e é uma medida de resposta às preocupações ambientais.

A diretora da London Wine Fair, Hannah Tovey, comentou: “Sustentabilidade é o tema central da feira deste ano e estamos muito satisfeitos por promover tantas discussões, provas e lançamentos com uma agenda ecológica. A iniciativa LWF23 Bottle Collection leva o tema a outro nível, criando uma solução prática de economia circular. Estamos muito satisfeitos por ser a plataforma de lançamento, ansiosos para ver o relatório resultante e a implantação da iniciativa em eventos subsequentes em todo o mundo”.

Adrian Bridge, CEO da The Porto Protocol, comentou: “Esta é uma iniciativa pioneira que demonstra o papel de liderança que a indústria do vinho está a assumir nas questões das alterações climáticas. Na Porto Protocol destacamos as iniciativas em que os nossos membros se envolvem com o objetivo de sensibilizar e promover a mudança através de soluções que funcionam. A legislação sobre embalagens está a ser implementada e os prazos são curtos – a maioria das metas dos vários governos é 2030 – é hora de refletir sobre o que a indústria do vinho está e pode fazer.”

Muriel Chatel, diretora da SWS, comentou: “Acreditamos que todas as garrafas devem ser reutilizáveis, mas se quisermos implementar mudanças, é importante saber com o que estamos a lidar. Quantas garrafas estão realmente em uso? Ninguém sabe. Esperamos que, ao recolher e partilhar dados de uma das maiores feiras de vinhos do mundo, a indústria passe da ambição à ação e siga o caminho da padronização”.

A Porto Protocol estará no stand DZ14, dentro da The Discovery Zone, dinamizará um seminário “A Garrafa Climática do Futuro é Reutilizável?” no Palco Central, quarta-feira, 17 de maio, às 12 horas e um “sustainable tasting com Jane Parkinson na terça-feira, dia 16, às 17h10.

A London Wine Fair decorrerá em Londres, no Olympia, de 15 a 17 de maio.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip