Influência das condições climáticas na instalação de um pomar de mirtilos

Influência das condições climáticas na instalação de um pomar de mirtilos

Por: Clara Vasconcelos, Técnica da AGIM

Instalar um pomar de mirtilos requer conhecimento sobre a cultura. É necessário fazer um planeamento prévio, saber onde, como e quando plantar.

Eleger a parcela para a instalação da cultura não é tarefa fácil. Esta deve reunir as condições adequadas ao bom desenvolvimento das plantas.

Assim, para a escolha da parcela deve ser tido em consideração o seguinte:
–    Os antecedentes culturais da parcela;
–    A quantidade de horas de frio;
–    O pH do solo;
–    As características do solo;
–    A flora envolvente;
–    O rigor dos invernos;
–    As geadas tardias;
–    A predominância do vento;
–    A radiação solar;
–    A humidade relativa do ar;
–    Os cursos e linhas de água envolventes.

Outro aspeto crucial é fazer uma adequada preparação do solo antes da plantação, o que passa por executar uma boa drenagem da parcela, a qual pode garantir a produtividade e a longevidade do pomar. Uma boa drenagem previne a asfixia radicular e as podridões nas raízes, facilitando o seu crescimento e a sua distribuição no solo, contribui para uma melhor disponibilidade de água e nutrientes no solo, favorece a micorrização, o equilíbrio da solução do solo e o arejamento, e ajuda a manter a temperatura do mesmo.

Executados os trabalhos de preparação do terreno, e feitas as correções necessárias, de acordo com os resultados das análises do solo, é fundamental planear a plantação. O primeiro passo é planear a distribuição das variedades na parcela, de acordo com o compasso pré definido, por ordem de maturação das variedades: à entrada do pomar devem ser plantadas as variedades mais precoces, logo a seguir as variedades de média estação e, por último, as variedades mais tardias (ou vice-versa), evitando-se o ensombramento. O segundo passo é proceder à marcação das linhas de plantação e, finalmente, a armação do terreno em camalhões ou solo raso, consoante a opção do produtor.

Uma das muitas vantagens da armação do solo em camalhão, (que é onde se vai localizar a maior parte do volume das raízes) é permitir o escorrimento da água da chuva, evitando o encharcamento e a compactação do solo, favorecendo o seu arejamento e contribuindo para uma melhor atividade biológica.

«O camalhão é um seguro de vida para a plantação» (Jornada Mirtilo: uma janela de oportunidades, Juan Carlos Rubio).

Preparado o terreno para receber as plantas, resta agora saber quando é a melhor altura para fazer a plantação.

Se o produtor optar por adquirir plantas muito jovens (ainda muito pequenas), convém que a plantação seja efetuada no início da primavera, com temperaturas mais amenas, para uma melhor e mais rápida adaptação ao solo. No entanto, se o produtor optar por adquirir plantas de um ano (em vaso de um litro ou de dois litros), a plantação poderá ser efetuada no outono ou na primavera. Neste caso, se a plantação for efetuada no outono, e como a atividade das raízes começa muito antes da parte aérea, permite que, no período de rebentação, a planta já se encontre bem estabelecida no solo.

O outono e a primavera são as melhores épocas de plantação, o que não significa que não se possa efetuar noutra época do ano. Importa referir que, mais importante que a época de plantação é garantir as condições favoráveis para o bom estabelecimento das plantas no pomar.

Uma adequada instalação do pomar é condição do sucesso produtivo do mesmo e, consequentemente, da rentabilidade que o produtor pode retirar.

Feita a plantação, é fundamental cumprir todas as operações culturais no momento certo, tais como: o controlo das infestantes, a poda, a monda das flores (primeiro e segundo ano da plantação), a fertilização, o acompanhamento da rega, a apanha do fruto, etc.

A adequada manutenção do pomar, as boas práticas culturais e o acompanhamento técnico contínuo, são condições essenciais, para se obter uma excelente qualidade do fruto, uma redução de custos e a longevidade do pomar.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip