INE prevê queda de cereais. Produções de arroz, batata e pomares aumentam

As previsões do Instituto Nacional de Estatística (INE) para as atividades agrícolas apontam para uma diminuição generalizada nos rendimentos unitários dos cereais para a época outono-inverno, em resultado das elevadas temperaturas e escassa precipitação de março.

INE cereais arroz batata pomares

Texto: Ana Catarina Monteiro

Segundo o Boletim Mensal da Agricultura e Pescas do INE, relativo ao mês de julho, prevê-se uma diminuição de 10% dos rendimentos de trigo e cevada e de 15% no que diz respeito a triticale e aveia.

Quanto às culturas de primavera-verão, prevê-se a manutenção da tendência de redução das últimas campanhas para a área de milho, para a qual contam-se menos quatro mil hectares semeados.

No arroz e na batata, antecipam-se aumentos de 5% na produtividade, enquanto no tomate para a indústria e no girassol deverá registar- se uma manutenção dos resultados alcançados na campanha anterior.

Nos pomares prevêem-se aumentos de produção nas prunóideas, em particular nos pessegueiros (+10%) e nas cerejeiras (que regressa a uma produção próxima das 19 mil toneladas).

Nas pomóideas, as macieiras também deverão aumentar a produtividade (+20%), em particular na região do interior norte, ao passo que nas pereiras, em consequência de vingamentos irregulares, esperam-se diminuições de 10%.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip