INE estima aumento da cereja e pêssego

As previsões agrícolas do Instituto Nacional de Estatística (INE), de 31 de maio de 2015, apontam para um aumento na cereja face a 2014 (+60%), sendo que no pêssego também se deverá registar aumento de produtividade (+5%). No caso dos frutos, diz o Instituto, «a atual campanha poderá vir a ser uma das melhores dos últimos anos». 

No mesmo relatório, o INE dá conta de uma diminuição da área de milho para grão e que deverá ficar abaixo dos 100 mil hectares.

Já a área de tomate para a indústria deverá crescer 10% e a de girassol 15%.

No mesmo relatório do INE estima-se que «o desenvolvimento vegetativo dos cereais de Outono/inverno foi influenciado pelas temperaturas elevadas» registadas em maio de 2015 levando «à aceleração da maturação dos cereais».

O INE refere ainda que se estimam aumentos generalizados no rendimento unitário (5% no trigo e na cevada e 10% no triticale e na aveia).

As condições climatéricas de Maio anteciparam o final do ciclo das pastagens e das forragens, com consequências quer na quantidade de biomassa produzida quer no tempo de pastoreio.

O INE sublinha que, ainda assim, «a alimentação das espécies pecuárias em regime extensivo continuou a ser assegurada quase em exclusivo pelos prados e pastagens, com o contributo dos alimentos conservados e das rações industriais a efectuar-se dentro dos padrões normais para a época e a níveis idênticos aos do ano anterior».

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip