Indústria vitivinícola quer definir sustentabilidade para o sector

Pela primeira vez, mais de 40 agentes da fileira do vinho em todo o mundo uniram forças através da criação da Sustainable Wine Roundtable (SWR) que tem como objectivo reforçar a liderança do sector vitivinícola líder em matérias de sustentabilidade. A Fundação The Porto Protocol é um dos membros fundadores desta iniciativa premente que visa a construção de um sector vitivinícola mais sustentável.

 

Dos efeitos da seca às inundações, do aumento da temperatura aos incêndios, às pressões sociais em torno dos direitos e igualdade dos trabalhadores, a indústria do vinho e os seus fornecedores, à semelhança de outros sectores, deparam-se com a necessidade de dar resposta a desafios significativos de modo a garantir a superação dos mesmos, acompanhar as exigências dos clientes e contribuir para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Tendo por base os inúmeros Standards e Programas de sustentabilidade existentes para o sector vinícola, o SWR irá desenvolver uma norma de referência global que clarifique o consenso da comunidade vitivinícola sobre o significado exacto do conceito de sustentabilidade e a forma como esta é implementada e medida. Este trabalho providenciará uma orientação clara e credível sobre como colocar as vinhas e as adegas no caminho da sustentabilidade e ajudará retalhistas e os consumidores a classificar os vários rótulos e claims ecológicos.

O SWR dinamizará grupos de trabalho com o objectivo de desenvolver as melhores práticas e ferramentas em questões relevantes da sustentabilidade, sensibilizar, juntar actores da indústria, e posicionar a comunidade vitivinícola a nível mundial como uma força em prol de um mundo melhor.

Richard Bampfield MW, Presidente inicial desta mesa-redonda, afirmou que "existem muitos programas e projectos inovadores que visam tornar as vinhas e as adegas mais amigas do ambiente e socialmente justas. O nosso objectivo é reuni-los, gerando a clareza, coesão e colaboração necessárias para que o sector vitivinícola se estabeleça como um líder no panorama mundial da sustentabilidade". "Convidamos todos os membros da comunidade vinícola a juntarem-se a nós", acrescentou Bampfield, salientando que a SWR estará aberta para adesão geral em 2022.

A SWR é uma coligação única - a única mesa redonda global, independente, sem fins lucrativos, com múltiplos intervenientes, construída para incluir todos os agentes do sector, desde produtores a consumidores. A SWR apoia a comunidade vinícola na criação de um mundo onde o vinho de alta qualidade é produzido, comercializado e consumido de forma a conservar e regenerar ecossistemas, proteger os direitos humanos, promover a igualdade e a inclusão, e gerar prosperidade, orgulho e paixão pela excelência. A SWR é acolhida pela Sustainable Wine Ltd, uma empresa sem fins lucrativos, criada para ajudar a tornar a sustentabilidade um elemento dominante no sector do vinho.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip