II Festival da Carne Minhota em Ponte de Lima

Confecionada à base de produtos típicos da terra, a gastronomia limiana é reconhecida como um dos maiores pólos gastronómicos de Portugal.

carne minhota

Ponte de Lima prepara, assim, a segunda edição do Festival da Carne Minhota, de 4 a 6 de novembro, no sentido de promover um dos seus principais produtos endógenos - a Carne Minhota -, como um produto de referência gastronómica do concelho.

A designação oficial da raça Minhota corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar – Ponte de Lima, e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça.

Desde 14 de fevereiro de 2013, data na qual foi aprovado o Caderno de Especificações Rotulagem Facultativa CM-Carne Minhota, a carne proveniente dos animais de raça Minhota passou a ser um produto reconhecido e diferenciado no mercado, enaltecendo as potencialidades da raça Minhota, e incentivando os seus produtores a continuarem e a melhorarem o trabalho realizado.

Os produtos “CM - Carne Minhota” são provenientes do abate de animais de raça Minhota, inscritos no Livro Genealógico, nascidos dentro da região de produção e criados de acordo com as normas expressas no caderno de especificações.

A carne de raça Minhota foi considerada em perigo de extinção por parte da União Europeia (2012), desta forma, espera-se que esta iniciativa promova a produção e salvaguarde este importante recurso endógeno.

«Desta forma, procura-se promover o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um paladar soberbo e único», salienta a autarquia, em comunicado.

O Festival da Carne da Minhota apresenta pratos confecionado com Carne Minhota, com destaque para o “Naco de Minhota” e para a “Espetada do Brutus”. Estes pratos vêm enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho, tendo por base a carne da raça Minhota.

O Festival da Carne Minhota insere-se no projeto 'Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta', de forma a promover e a valorizar os seus recursos endógenos, os produtos e serviços dos vários setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da região.

Consulte o programa aqui.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip