Idanha-a-Nova: ministro da Agricultura testemunha sucesso da melancia na região

O 12º Festival da Melancia, que decorreu no Ladoeiro, Idanha-a-Nova, no final de julho, contou com dois dias dedicados à venda e promoção da melhor melancia portuguesa.

melancia

A inauguração foi presidida por Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura, que teve a oportunidade de visitar a Incubadora de Base Rural (IBR) de Idanha-a-Nova, um projeto que o governante considera interessante «replicar pelo país».

«Foi muito gratificante visitar a Herdade do Couto da Várzea (no Ladoeiro, onde está instalada a IBR), porque pude perceber a dinâmica que ali existe, ao serviço de produtores inovadores que podem contribuir para aumentar a riqueza da região, para a fixação de populações e, sobretudo, para atrair gente jovem com novas ideias», disse o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

O Festival da Melancia contou com concursos temáticos, música, artesanato e um amplo mercado de melancia e outros produtos regionais.

O presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, lembrou que «há 12 edições atrás eram apenas três os expositores. Hoje produzem-se na campina da Idanha, em particular no Ladoeiro, milhares de toneladas de melancia».

«A atividade económica desempenha neste certame um papel fundamental», conforme realçou Gonçalo Costa, presidente da Junta de Freguesia do Ladoeiro.

Durante o festival a melancia foi comercializada a «preços muito convidativos e com toda a qualidade reconhecida», salientou.

Uma competição que é sempre muito aguardada, a eleição da melancia mais pesada, foi ganha por um exemplar de 19,44 kg da produtora Adelaide Lopes. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip