Iberdrola avança com atividade apícola nas suas centrais fotovoltaicas

No passado mês de julho, a Iberdrola estabeleceu um acordo de cooperação com um apicultor da região (Coolbelha), para instalação de colmeias nas suas centrais fotovoltaicas em operação.

No total, encontram-se instaladas 30 colmeias distribuídas equitativamente pelos parques fotovoltaicos de Conde e de Algeruz II, localizadas no distrito de Setúbal.

Previamente, foi feito um estudo de viabilidade com o apicultor para identificação da melhor localização das colmeias, em estreita articulação com a segurança dos equipamentos das centrais de dos trabalhores de operação e manutenção. A instalação das colmeias decorreu durante o perído noturno, de forma a manter em segurança as abelhas.

Encontra-se em curso a elaboração dos Projetos de Integração Paisagísticos das Centrais Fotovoltaicas, que incluirão o cultivo de espécies aromáticas específicas (melíferas) de forma a incrementar a qualidade do mel e também para uma completa simbiose entre a atividade apícola e todo o envolvimento da Central.

Concomitante à produção de mel, as abelhas agem como polinizadores num raio de pelo menos um quilómetro a partir de suas colmeias. São incansáveis trabalhadoras que promovem a manutenção da biodiversidade da flora local.

A esta iniciativa soma-se o projeto de utilização do espaço das centrais fotovoltaicas para pastoreio de ovelhas de produtores locais, implementado no primeiro trimestre deste ano.

Este tipo de projetos (apicultura e pastoreio), advém da implementação do Plano Ambiental da Iberdrola, com o compromisso global de mitigação de impacto, promovendo o desenvolvimento local, respeitando os recursos naturais e a biodiversidade e fomentando a economia circular. 

São inúmeros os projetos de cariz ambiental e social realizados pela Iberdrola, arrancando agora este novo e desafiador projeto apícola e que será replicado em todas as centrais fotovoltaicas.

O parque fotovoltaico do Conde, localizado no distrito de Setúbal, ficou concluido no final do ano passado e conta com 14 megawatts (MW) de potência instalada, o que evitará a emissão para a atmosfera de 6 mil toneladas de CO2/ano.

O parque fotovoltaico de Algeruz, localizado no distrito de Setúbal, ficou concluído no ano passado e é constituído por 50 580 módulos fotovoltaicos com uma potência instalada total de 27 MW, evitanto a emissão de cerca de 14 mil toneladas de CO2/ano.

A Iberdrola está empenhada em tornar-se num dos principais promotores da energia solar em Portugal, uma das tecnologias mais eficientes no combate às alterações climáticas, capaz de se adaptar aos ciclos naturais e às condições meteorológicas para produzir energia renovável, inesgotável e competitiva. A Iberdrola tem um amplo portfólio para desenvolver 2.000 MW fotovoltaicos em diferentes pontos do país nos próximos anos.

O grupo Iberdrola começou a apostar nas energias renováveis há mais de duas décadas como um pilar fundamental para construir o seu modelo de negócio limpo, confiável e inteligente. Graças a esta visão, a empresa lidera a transição energética para uma economia de baixas emissões, sendo hoje líder mundial em energias renováveis, com mais de 41.200 MW de capacidade renovável instalada em todo o mundo.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip