I Festival do Tomate chega a Santiago do Cacém

tomate

De 9 a 11 de outubro decorre na freguesia de Alvalade, concelho de Santiago do Cacém, o ‘I Festival do Tomate de Alvalade – Mostra gastronómica nos restaurantes”.

O objetivo primordial da iniciativa passa por impulsionar a economia local através da promoção da gastronomia e de um produto como património gastronómico local: o tomate.

O evento, promovido pela autarquia local conta com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara de Santiago do Cacém, recorda que «é sabido que em Alvalade houve a segunda maior fábrica de concentrado de tomate a nível europeu, que infelizmente fechou há cerca de 25 anos, mas a produção agrícola continua muito forte».

«Do ponto de vista cultural, há muita gente ligada à produção de tomate, já há várias gerações, que viram os seus avós e os seus pais a produzir tomate», salienta o edil.

E a prova de que a tradição não se perdeu está no facto de, nos dias de hoje, Alvalade ter «uma cooperativa, que é a Alensado, que consegue ter um dos maiores índices de produtividade de tomate a nível mundial. Queremos também encontrar formas de dinamizar a economia local, em particular a restauração».

A dinâmica do Festival funcionará à semelhança daquilo que já aconteceu com o 1.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André, com uma mostra gastronómica nos restaurantes.

Para esta primeira edição, serão cinco os estabelecimentos que vão disponibilizar iguarias tendo como base o tomate: Restaurante Cantinho da Mimosa; Restaurante Churrasqueira da Mimosa; Casa de Pasto O Bombeiro; Snack-bar O Messias; e Restaurante São Sebastião da Mimosa.

O tomate começou a ser cultivado na região de Alvalade em 1959, tendo a sua produção atingido, nos anos de 1973 a 1975, o seu ponto alto, com uma área de plantação de 1600 ha. Este grande aumento de área deveu-se à adaptação da cultura às características climatéricas e aos solos desta região, à disponibilidade de água pelas obras de rega de Campilhas e do Alto Sado, e também porque, a partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do País (ECA).

Devido a problemas conjunturais, esta indústria fechou as suas portas nos anos 90. Daí até aos nossos dias, muita coisa se alterou a nível produtivo e tecnológico nesta cultura. No final desta década, é constituída a Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado – Organização de Produtores de Hortícolas para Indústria.

Atualmente, nesta região, o cultivo do tomate ocupa 300 ha a 450 ha, sendo produzido de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias avançadas, os quais permitem obter produtividades acima da média mundial.  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip