H2Oliva lança curso online de gestão eficiente de rega no olival

O projeto de capacitação de agricultores, dirigido sobretudo a olivicultores, sobre o uso eficiente da água terminou as suas sessões presenciais nos dias 22 de novembro na Vidigueira e 29 de novembro em Santarém. Nas sessões de encerramento foi feito um resumo dos trabalhos desenvolvidos durante a campanha, com vista à promoção do uso eficiente da água na cultura do olival, tendo sido anunciado que a formação irá continuar na sua versão online através de um curso gratuito disponível, de 1 de dezembro a 31 de maio de 2023, no site.

Para dar continuidade à capacitação de agricultores e abranger um maior número de participantes foram desenvolvidos recursos pedagógicos, baseados nas sessões de discussão e interpretação de resultados. O desenvolvimento do curso online aberto e massivo sobre: a relação entre as características do solo e a sua capacidade de retenção de água, o uso da condutividade elétrica aparente como ferramenta na caracterização do solo, a gestão de rega e o uso de tecnologias de monitorização pretende ser uma forma inovadora de capacitação dos agricultores portugueses, focado no aprender-a-fazer com exemplos práticos e concretos.

A crescente plantação de olivais em sebe, bem como os fenómenos de seca cada vez mais frequentes, impõem medidas para o uso eficiente da água. O H2Oliva surgiu como uma ferramenta para auxiliar e dar resposta a uma necessidade: uso eficiente de água, apostando na capacitação dos agricultores, os agentes no terreno, para alcançar esse objetivo.

Este projeto, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, contou com os parceiros Casa Relvas e Herdade do Malheiro (Vidigueira), Azeites Quinta do Juncal (Santarém), a Associação Azeitonices e a Associação de Agricultores do Ribatejo, com a assessoria técnica do parceiro TerraPro e com o Politécnico de Santarém, Escola Agrária de Santarém, como coordenador e dinamizador do projeto H2Oliva.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip