Guarda: Feira Farta vai divulgar agroalimentar local

guarda

A Câmara da Guarda vai promover nos dias 12 e 13 de setembro a primeira edição da Feira Farta, com o objetivo de estimular a produção e garantir a comercialização dos produtos locais, anunciou o autarca.

Segundo Álvaro Amaro o certame, que irá decorrer no largo do Mercado Municipal, naquela cidade, contará com a participação de cerca de 150 produtores do concelho que irão divulgar e comercializar «mais de 100 produtos» agroalimentares como mel, queijo, azeite, frutos, vegetais, doces e pão, entre outros.

Álvaro Amaro considera que a feira, que terá animação, gastronomia, produtos da terra (provenientes das 43 freguesias do município) e tradições, constitui um «passo importante» para a «agitação» do mundo rural.

«Se tivermos garantido o escoamento [dos produtos dos pequenos produtores locais] nós aumentamos mais a produção», disse o autarca na sessão de apresentação do certame, realizada no espaço do Mercado Municipal da Guarda.

A Feira Farta insere-se na estratégia do executivo municipal liderado por Álvaro Amaro que pretende «aumentar o poder de atração e estimular a economia local».

O autarca anunciou que a organização pagará 50 euros a cada produtor participante, bem como o transporte e as refeições (almoço e jantar).

A primeira edição da feira tem um orçamento global que ronda os 80 mil euros, mas como está garantido financiamento comunitário, Álvaro Amaro refere que a despesa do município «é de 15 mil euros».

A organização da Feira Farta refere que durante os dois dias do certame os visitantes «vão conhecer o concelho da Guarda nas suas diversas vertentes, mas sobretudo a riqueza dos seus produtos agroalimentares». 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip