Guarda: Feira Farta incentiva produção no mundo rural

A Câmara da Guarda promove a segunda edição da Feira Farta, nos dias 24 e 25 de setembro, com o objetivo de valorizar o mundo rural e de divulgar os produtos locais, anunciou o seu presidente.

Segundo o autarca Álvaro Amaro, o certame, que irá decorrer no largo do Mercado Municipal, naquela cidade, contará com a participação das 43 Juntas de Freguesia do concelho, que, durante dois dias, divulgam e comercializam os seus produtos endógenos.

«O que acho absolutamente fantástico nesta segunda edição é que, das 43 freguesias, vamos ter 412 produtos, mais 188 do que em 2015 e 233 produtores, mais 23 do que no ano anterior», disse o autarca na apresentação da edição deste ano do certame.

A feira irá divulgar a riqueza dos produtos agroalimentares do concelho e, segundo Álvaro Amaro, com esta aposta, o município que lidera contribui para a valorização do mundo rural.

«Valorizando o mundo rural, estamos a valorizar as pessoas que teimam em viver lá. Isso ajuda as economias rurais e estimula as pessoas a produzir na terra», observou, admitindo que o objectivo será a criação de uma cooperativa que junte os produtores locais.

Com a valorização dos produtos produzidos nas freguesias rurais, as terras e os espaços florestais são ocupados e «diminui-se o risco de incêndios florestais», apontou.

«Vale a pena visitar sempre a Guarda mas, neste caso em particular, por esta causa: ver e apreciar os produtos do mundo rural», assumiu o autarca.

A Câmara Municipal da Guarda investe mais de 150 mil euros no evento anual e atribui um subsídio aos produtores que vendem os seus produtos na Feira Farta. «É um estímulo à pequena produção e à economia mais desfavorecida, que é a do mundo rural», justificou Álvaro Amaro.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip