Guarda: empresários querem organizar concurso para promover azeite da região

O presidente da Associação Empresarial da Região da Guarda (Nerga) anunciou recentemente que aquela entidade poderá promover em 2017 um concurso de azeites produzidos na região à semelhança do que já acontece com os vinhos da Beira Interior.

azeite

«O Nerga quer replicar este conceito [de concurso] a outros produtos, como por exemplo ao azeite biológico da região, podendo ser uma realidade já no próximo ano«, disse Pedro Tavares.

O presidente do Nerga falava à margem do 9.º Concurso de Vinhos da Beira Interior, que decorreu na cidade da Guarda, por iniciativa da Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI), do Nerga e da Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), com o objetivo de promover a qualidade dos vinhos da região.

Em relação ao azeite, Pedro Tavares referiu que o concurso deverá ser realizado pelo Nerga em colaboração com a Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos de Montanha (Appim) e com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI).

«Há bons azeites biológicos no distrito da Guarda e na região que é necessário promover», rematou.

Pedro Tavares lembrou que o Nerga deu início ao Concurso de Vinhos da Beira Interior que «veio acelerar o aumento da qualidade de vinho na região e a verdade é que têm aparecido nichos com vinhos de muita qualidade, com lotes mais pequenos que um dia farão a diferença e impulsionarão a região para um patamar que ela merece».

«Para o Nerga, o vinho é extremamente importante. O vinho é o embaixador da nossa região e este aumento de qualidade constante tem possibilitado outra visão sobre a região», disse, admitindo que «o enoturismo será uma realidade muito próxima» na Beira Interior.

O 9.º Concurso de Vinhos da Beira Interior decorre nas instalações do futuro museu de arte sacra da Guarda, com a participação de 81 vinhos (tintos, brancos ou rosados, espumantes e frisantes certificados) de 28 produtores.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip