Grupo hoteleiro apoia agricultores em Mértola

mertola

A AccorHotels, operador hoteleiro mundial, apresentou recentemente o seu primeiro projeto de agroflorestação em Portugal, que pretende apoiar agricultores nacionais para o desenvolvimento de um modelo agrícola sustentável.

Para o primeiro programa em Portugal, a AccorHotels identificou, em conjunto com o seu parceiro Pur Projet, um projeto da Associação de Defesa do Património de Mértola (ADPM).

Localizado em pleno Parque Natural do Vale do Guadiana, a iniciativa visa proteger a biodiversidade e os recursos de água, regenerar os solos e combater a erosão que assola a região alentejana.

Além disso, tem um papel importante na economia local, ao trazer recursos adicionais para pequenos agricultores da região, permitindo-lhes diversificar a sua produção e fonte de rendimentos.

A iniciativa tem ainda um enfoque especial no apoio a jovens agricultores que pretendem desenvolver uma agricultura biológica.

Nesta primeira fase, a AccorHotels irá proceder à plantação de espécies autóctones na propriedade Monte do Vento da ADPM, apoiando assim cerca de oito agricultores locais.

Até ao final do ano, está prevista a plantação de cerca de 3.740 árvores (entre romãzeiras, amendoeiras, oliveiras, azinheiras, etc.) e 1.900 plantas (como alecrim, rosmaninho, murta, entre outras) numa área de cerca de 18 hectares.

O projeto passa por plantar árvores e arbustos junto de albufeiras de água, para reter os recursos hídricos, tão preciosos na região que é considerada uma das mais quentes e secas da Europa, e por plantar nas cercanias de terrenos de modo a combater as monoculturas intensivas.

Estas plantações permitem ainda aos agricultores locais diversificar as suas culturas, aliando por exemplo terrenos de cultivo e pastorícia com a plantação de árvores, o que lhes permite também diversificar as suas fontes de rendimento.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip