Grupo de tomate da CE debate medidas de controlo às importações de Marrocos

O Grupo de Trabalho de Previsões de Tomate da Comissão Europeia (CE), composto por especialistas dos Estados-membros e responsáveis da Comissão, analisa a 4 de junho de 2015, a situação dos mercados de tomate e dos preços de entrada aplicados às importações de Marrocos, sendo um dos principais pontos da ordem do dia.

Em relação ao preço de entrada de tomate procedente de Marrocos, a Federação Espanhola de Associações de Produtores Exportadores de Frutas, Hortaliças, Flores e Plantas (FEPEX) defende que a análise comparativa dos valores de importação da campanha passada e da atual não venha refletir, de todo, a situação dos mercados.

A FEPEX considera que a inclusão de apenas um valor de importação de todo o tipo de tomates, incluindo a variedade cereja, impede realizar um seguimento rigoroso da situação dos mercados e aplicar as medidas de salvaguarda previstas no Acordo de parceria.

Por outro lado, a FEPEX afirma que a CE deve estabelecer um preço de retirada específico para o tomate cereja, atualmente com uma ajuda comunitária de 18,30 euros por cada 100 quilos, valor que é cofinanciado em 50% pelas organizações de produtores, considerando que esta quantia é, seguramente, insuficiente para gerir a crise de mercado neste segmento, que sofre uma forte concorrência por parte das importações de Marrocos.

Como consequência, em 2014, o preço de saída de tomate das organizações de produtores espanholas caiu cerca de 14,5% em comparação com o ano anterior.

Outro dos pontos da ordem do dia adoptado pela CE será as práticas comerciais desleais na cadeia alimentar.

Fonte: Agrodigital

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip