Greenpeace lança aplicação que deteta alimentos com transgénicos

ogm

A organização ecologista Greenpeace anunciou esta semana na China o lançamento de uma aplicação de telemóvel que permite detetar alimentos que contenham ingredientes transgénicos.

O objetivo passa para pressionar as empresas a colocarem etiquetas que demonstrem o uso desses produtos.

Em nota de imprensa, a organização não-governamental referiu que a aplicação vai usar o banco de dados da Greenpeace Ásia Oriental, que inclui mais de três mil produtos geneticamente modificados, para verificar se o alimento examinado contém ou não vestígios de organismos manipulados geneticamente.

A soja, o milho, a couve-nabiça, comidas para bebé, produtos lácteos, doces e alimentos para lanches são alguns dos produtos que estão disponíveis no registo da Greenpeace e na aplicação de telemóvel, que pode ser atualizada para que o utilizador detete novos produtos sempre que forem incluídos na base de dados.

A organização ambientalista garante que a lei chinesa requer rótulos de advertência sempre que os produtos alimentares, ou seus respetivos derivados resultem de organismos geneticamente modificados (OGM).

O responsável pela campanha de Alimentação e Agricultura da Greenpeace na Ásia Oriental, Wang Jing, disse, em comunicado, que o aplicativo, denominado "Detective OGM" visa «proteger os direitos dos consumidores, e dar-lhes o direito de escolher e saber o que estão a consumir».

«Atualmente, a China permite a importação de culturas geneticamente modificadas, tais como soja, milho e couve-nabiça, produtos que podem ser provavelmente utilizados como matéria-prima para a nossa comida diária», acrescentou Wang. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip