Grândola promove dieta mediterrânica

grandola

Os produtos característicos da dieta mediterrânica vão estar em destaque nas “Semanas Gastronómicas” de Grândola, que vão decorrer ao longo de um ano e arrancam no próximo sábado (4 de julho), com a participação da restauração local.

Promovido pela Câmara de Grândola, concelho alentejano do distrito de Setúbal, o evento é composto por um conjunto de semanas temáticas, a primeira das quais a “Semana Gastronómica do Gaspacho, Beldroegas e Saladas”, até 12 de julho, com a participação de 18 restaurantes.

A iniciativa, segundo explicou o município, pretende «dar a conhecer e a saborear os produtos mais característicos da dieta mediterrânica», que é Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A dieta mediterrânica caracteriza-se pela «presença regular das sopas, cozidos e guisados, pão, frutos e produtos hortícolas, frutos secos, utilização de ervas aromáticas como condimento e consumo de azeite como principal gordura».

Por «todo o Alentejo», realçou a Câmara de Grândola, «abunda esta diversidade de produtos absolutamente única», à qual a região acrescenta ainda «o porco, a caça e o borrego».

O concelho de Grândola não é exceção, no que toca a este potencial gastronómico, frisou a autarquia, explicando que a zona «apresenta uma vasta oferta de riquezas gastronómicas do interior e também do litoral, possuindo uma faixa costeira e zona estuarina onde ainda abundam algumas espécies».

Por isso, segundo o município, foi lançado o desafio à restauração do concelho para estas "Semanas Gastronómicas", que vão realizar-se ao longo dos 12 meses do ano, para dar «a conhecer e a saborear os produtos mais característicos de cada mês».

Os temas das próximas semanas, após esta I “Semana Gastronómica do Gaspacho, Beldroegas e Saladas”, não foram ainda divulgados pelo município, que explicou, contudo, que este evento vai sempre ter lugar «na primeira semana cada mês, incluindo dois fins-de-semana». 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip