Governo timorense reforça produção de café

Produção de café

O Governo timorense vai aprovar um novo programa para reforçar e aumentar a produção do café, com novas plantações e o rejuvenescimento das existentes, consolidando assim uma cultura «emblemática» do país.

A notícia foi dada pelo ministro da Agricultura timorense, Estanislau da Silva, que adiantou que «o café é prioridade do Ministério da Agricultura que está a incluir um programa revisto, praticamente novo. Queremos um reforço para o setor».

Intervindo no plenário do Parlamento Nacional que debateu esta terça-feira (24 de março) o Programa do VI Governo constitucional e em resposta a perguntas dos deputados, o ministro disse que o tem sido feito neste setor é de «pequena dimensão».

Apesar do apoio de organizações internacionais, é necessário consolidar o setor que vai «merecer atenção especial do Governo».

Estimativas do setor do café timorense apontam a que, atualmente, cerca de 70 mil famílias timorenses recebam cerca de 250 dólares por ano, em média, pelas exportações do setor, um valor bastante reduzido.

Timor-Leste exporta anualmente cerca de 18 milhões de dólares em café.

Na mente do Governo está também a questão de linhas de crédito para o desenvolvimento agrícola, algo que «é essencial para a criação de emprego e para aumentar o rendimento das pessoas nas áreas rurais».

O ministro disse que o Governo está disponível para dar incentivos ao aumento da produção mas que, para isso, é vital garantir «a saída dos produtos para os mercados», algo que toca em várias áreas.

Uma delas, referiu, é a questão da taxa sobre importações que em Timor-Leste é de apenas 2,5%, muito abaixo dos 10% aplicados na Indonésia ou dos 20% da Malásia.

«Se não conseguem vender no mercado perdem dinheiro e não produzem tanto», explica.

Igualmente crucial, disse, é analisar a questão agrícola noutros contextos como é o caso do agro e do ecoturismo, «aproveitando as potencialidades» do país.

Fonte: Lusa

 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip