Governo dos Açores garante pagamento de ajudas a agricultores

Os agricultores dos Açores que se candidataram às ajudas e prémios do POSEI vão receber esta sexta-feira, 30 de dezembro, um valor global de cerca de 20 milhões de euros, anunciou o secretário regional da Agricultura e Florestas.

acores

Citado numa nota do Governo Regional, João Ponte adianta que em causa estão os pagamentos dos prémios às produções animais, no valor de 14,5 milhões de euros (ME), que incluem os 30% do financiamento complementar regional de 3,25 ME, os prémios à vaca leiteira e ajudas às produções vegetais, no valor de 5,4 ME.

O POSEI é um regime de medidas específicas para a agricultura a favor das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da União Europeia (UE), como os Açores, Madeira, Canárias e territórios ultramarinos franceses, que, no caso do arquipélago açoriano, representa cerca de 80 milhões de euros anuais para a agricultura.

Os valores que serão pagos a 30 de dezembro foram anunciados esta quarta-feira pelo secretário regional, no final de uma visita à Cooperativa Agrocapelense, na ilha de São Miguel, durante a qual foram analisados os principais desafios para os agricultores e para as cooperativas na região.

Para o governante, o programa POSEI tem trazido «uma grande ajuda» para os produtores açorianos, contribuindo para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável de qualidade, que proteja a viabilidade a longo prazo das explorações, das comunidades rurais e do património natural da região.

Fonte: Lusa 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip