Governo dos Açores empenhado em melhorar condições de trabalho dos agricultores em todas as ilhas

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está profundamente empenhado em melhorar as condições de trabalho dos agricultores em todas as ilhas, por exemplo, através dos investimentos na modernização das infraestruturas agrícolas.

João Ponte

«Estamos a investir nas grandes bacias leiteiras, mas também em freguesias mais afastadas, com poucos agricultores, por entendermos que estes territórios, como todos os outros, devem proporcionar igualdade de oportunidades a todos os agricultores», referiu João Ponte, frisando que «a ambição do Governo Regional é não deixar ninguém para trás».

O governante, que falava na consignação da empreitada de beneficiação do caminho rural dos Arrebentões, nas Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada, considerou que todo o investimento realizado na modernização de caminhos, no abastecimento de água e na eletrificação de explorações é, também, um sinal claro da confiança no futuro de um setor estratégico para a economia regional.

Para João Ponte, esta é uma obra que se justifica plenamente, desde logo, porque se trata de um caminho muito inclinado e de difícil manutenção, que é muito importante para os agricultores da freguesia e que vai proporcionar um novo acesso às Sete Cidades, bem como contribuir para minimizar a deposição de material sólido arrastado para a Lagoa das Sete Cidades em situações de forte pluviosidade.

O Secretário Regional da Agricultura e Florestas frisou também que, com a consignação desta obra, o Governo dos Açores dá mais um exemplo de cumprimento de um compromisso assumido com os agricultores, as suas organizações representativas e a Junta de Freguesia das Sete Cidades.

Esta obra, da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais, representa um investimento superior a 561 mil euros, tem uma extensão de cerca de 1.230 metros e vai beneficiar duas dezenas de explorações agrícolas e florestais, numa área com 34 hectares de pastagem e floresta.

«Desta forma, continuamos a dar resposta aos problemas concretos dos agricultores, a contribuir para que tenham melhores condições de trabalho, melhores acessibilidades, a reduzir custos de produção e a capacitar, no fundo, todo o setor para os desafios do futuro», frisou João Ponte.

Governo Regional lança concurso para reservatório para abastecimento de água à agricultura no Pico

A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, S.A. publicou hoje, em Jornal Oficial, um concurso público para a construção de mais um reservatório para abastecimento de água no Landroal, na ilha do Pico, num investimento de cerca de 83 mil euros.

O reservatório metálico que vai ser construído terá capacidade para armazenar 512 metros cúbicos de água, sendo que a obra contempla também um ponto de abastecimento aos agricultores e a respetiva conduta de distribuição de ligação, beneficiando sete dezenas de explorações agrícolas, numa área com 142 hectares.

Com esta obra, o concelho das Lajes do Pico vai passar a dispor de uma capacidade total de armazenamento de água de 1.000 metros cúbicos para fornecer aos agricultores.

A aposta que o Governo dos Açores está a fazer no reforço do abastecimento de água à agricultura em toda a Região é estratégica, porque contribuiu para resolver os problemas do dia a dia dos agricultores e, sobretudo, porque proporciona melhores condições de trabalho para que o setor se continue a desenvolver e a dinamizar a economia.

Este ano, a IROA, S.A. vai investir 230 mil euros só em abastecimento de água na ilha do Pico, sendo que, no concelho das Lajes do Pico, além do Landroal, vai avançar com a construção do açude, adução, reservatório e posto de abastecimento na Lagoa do Paúl e com a beneficiação da adução à Lagoinha do Paúl.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip