Governo dos Açores empenhado em melhorar condições de trabalho dos agricultores em todas as ilhas
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que o Governo dos Açores está profundamente empenhado em melhorar as condições de trabalho dos agricultores em todas as ilhas, por exemplo, através dos investimentos na modernização das infraestruturas agrícolas.
«Estamos a investir nas grandes bacias leiteiras, mas também em freguesias mais afastadas, com poucos agricultores, por entendermos que estes territórios, como todos os outros, devem proporcionar igualdade de oportunidades a todos os agricultores», referiu João Ponte, frisando que «a ambição do Governo Regional é não deixar ninguém para trás».
O governante, que falava na consignação da empreitada de beneficiação do caminho rural dos Arrebentões, nas Sete Cidades, concelho de Ponta Delgada, considerou que todo o investimento realizado na modernização de caminhos, no abastecimento de água e na eletrificação de explorações é, também, um sinal claro da confiança no futuro de um setor estratégico para a economia regional.
Para João Ponte, esta é uma obra que se justifica plenamente, desde logo, porque se trata de um caminho muito inclinado e de difícil manutenção, que é muito importante para os agricultores da freguesia e que vai proporcionar um novo acesso às Sete Cidades, bem como contribuir para minimizar a deposição de material sólido arrastado para a Lagoa das Sete Cidades em situações de forte pluviosidade.
O Secretário Regional da Agricultura e Florestas frisou também que, com a consignação desta obra, o Governo dos Açores dá mais um exemplo de cumprimento de um compromisso assumido com os agricultores, as suas organizações representativas e a Junta de Freguesia das Sete Cidades.
Esta obra, da responsabilidade da Direção Regional dos Recursos Florestais, representa um investimento superior a 561 mil euros, tem uma extensão de cerca de 1.230 metros e vai beneficiar duas dezenas de explorações agrícolas e florestais, numa área com 34 hectares de pastagem e floresta.
«Desta forma, continuamos a dar resposta aos problemas concretos dos agricultores, a contribuir para que tenham melhores condições de trabalho, melhores acessibilidades, a reduzir custos de produção e a capacitar, no fundo, todo o setor para os desafios do futuro», frisou João Ponte.
Governo Regional lança concurso para reservatório para abastecimento de água à agricultura no Pico
A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, através da IROA, S.A. publicou hoje, em Jornal Oficial, um concurso público para a construção de mais um reservatório para abastecimento de água no Landroal, na ilha do Pico, num investimento de cerca de 83 mil euros.
O reservatório metálico que vai ser construído terá capacidade para armazenar 512 metros cúbicos de água, sendo que a obra contempla também um ponto de abastecimento aos agricultores e a respetiva conduta de distribuição de ligação, beneficiando sete dezenas de explorações agrícolas, numa área com 142 hectares.
Com esta obra, o concelho das Lajes do Pico vai passar a dispor de uma capacidade total de armazenamento de água de 1.000 metros cúbicos para fornecer aos agricultores.
A aposta que o Governo dos Açores está a fazer no reforço do abastecimento de água à agricultura em toda a Região é estratégica, porque contribuiu para resolver os problemas do dia a dia dos agricultores e, sobretudo, porque proporciona melhores condições de trabalho para que o setor se continue a desenvolver e a dinamizar a economia.
Este ano, a IROA, S.A. vai investir 230 mil euros só em abastecimento de água na ilha do Pico, sendo que, no concelho das Lajes do Pico, além do Landroal, vai avançar com a construção do açude, adução, reservatório e posto de abastecimento na Lagoa do Paúl e com a beneficiação da adução à Lagoinha do Paúl.