Governo da Madeira vai adquirir enxames nos Açores para ajudar apicultores

O Secretário da Agricultura e Pescas da Madeira anunciou que o Governo madeirense «deu luz verde» para a aquisição de enxames nos Açores para distribuir pelos apicultores do arquipélago afectados pelas pragas e os incêndios.

O governante falava no âmbito da festa de Santo Ambrósio, padroeiro dos apicultores, que decorreu no Curral dos Romeiros, nos arredores do concelho do Funchal.

Humberto Vasconcelos sublinhou que os apicultores madeirenses «têm sofrido ao longo do tempo por causa de algumas pragas e, este ano, com os incêndios que provocaram algumas quebras na produção», que disse serem na ordem dos 25%.

Segundo o responsável, este ano, a produção de mel está estimada na ordem dos 75 mil litros. O governante insular acrescentou que a produção «foi gravemente afetada pelos incêndios» no passado mês de agosto na ilha, mencionando que um dos apicultores no Monte ficou apenas com uma colmeia.

Adiantou que, para colmatar este problema, o Governo Regional promoveu a candidatura dos apicultores a apoios comunitários «para recuperação do potencial produtivo», estando os processos em fase de análise.

«Dei luz verde para que a Direção Regional da Agricultura adquirisse enxames para atribuir aos apicultores. Vamos ajudar a recuperação», declarou.

Humberto Vasconcelos disse que esta solução, à semelhança do que aconteceu em relação à ilha do Porto Santo e que tem sido um «sucesso», passa pela aquisição de enxames a cooperativa nos Açores, «porque lá não existem doenças como na região», para introduzir na Madeira.

O responsável afirmou que «quase todos» os cerca de 200 apicultores espalhados pelo arquipélago foram afetados por estas situações.

Ainda sobre o problema da doença que «dizimou» os castanheiros na ilha, o governante referiu que, depois de ter sido feito o estudo de impacto ambiental, o Governo Regional já fez a encomenda de parasitóides para «fazer o combate por meio biológico» desta praga.

Indicou que esta medida representa um investimento de 30 mil euros, que vai permitir fazer a introdução do produto em março ou abril do próximo ano, através de 80 largadas.

Humberto Vasconcelos salientou que se trata de um «tratamento biológico, longo» e que «não há perigo para as abelhas, nem para a apicultura», abrangendo cerca de 500 produtores de castanha na região.

O secretário regional também participou no encerramento da XXII Semana Cultural da freguesia da Ilha, no concelho de Santana (norte da Madeira) e representou o presidente do Governo Regional numa feira de Natal na freguesia dos Canhas, concelho da Ponta do Sol (zona oeste), promovida pela junta de freguesia local que contou com a participação de 20 artesãos.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip