Governo da Madeira quer tornar agricultura biológica predominante no arquipélago

O Governo Regional da Madeira revelou esta semana que pretende tornar a agricultura biológica predominante na região, tendo definido medidas que visam o aumento da área em 7% e do número de agricultores em 10%, ao ano, até 2020.

agricultura biologica

«Queremos sensibilizar as novas gerações de agricultores no sentido de tornar a agricultura biológica predominante na Madeira a médio e longo prazo», disse Ramiro Pereira, da Direção de Serviços de Desenvolvimento Agrícola, responsável pela apresentação do Plano Estratégico 2016/2020 para o setor.

O documento foi aprovado esta quarta-feira em Conselho de Governo e pouco depois apresentado publicamente na feira "BIOlogicamente", que decorre no Funchal até 29 de maio.

Atualmente, o número de agricultores biológicos na região autónoma é de 110, contando com os que estão em fase de conversão, para uma área de cultivo de 150 hectares.

«O objetivo geral do plano é o de impulsionar a agricultura biológica de forma significativa, quer em número de produtores, quer em área», sublinhou Ramiro Pereira, considerando que a ilha do Porto Santo, por exemplo, tem condições para se tornar uma zona de produção 100% biológica.

O técnico afirma que é possível alcançar este objetivo, na medida em que o Porto Santo é uma área isolada e não está afetado pelas pragas e doenças mais complicadas.

«A realidade fitossanitária permite-nos pensar que será relativamente fácil converter toda a ilha do Porto Santo ao modo de produção biológico a médio e longo prazo», vincou.

Na Madeira, o modo de produção biológico predomina ao nível da fruticultura (43% do total), seguindo-se a horticultura (16%), os frutos secos (14%), a banana (9%), a vinha e pastagens, cada uma delas com cerca de 5%.

Ramiro Pereira salientou, no entanto, que a oferta de produtos biológicos é deficitária e, segundo os dados oficiais, em termos de área de cultivo até regrediu um pouco.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip