Governo aprova criação da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais

fogos

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, 18 de janeiro, dois diplomas da estratégia de defesa da floresta e prevenção e combate a incêndios, nomeadamente a Diretiva Única de Prevenção e Combate e a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais.

Na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros, o ministro da Administração Interna disse que a aprovação destes dois diplomas visa o «reforço do nível de proteção de pessoas e bens e a resiliência do território face à ocorrência de fogos rurais».

Sobre a Diretiva Única de Prevenção e Combate, o ministro Eduardo Cabrita disse que o diploma vai, «pela primeira vez e de forma integrada», aprovar as responsabilidades dos vários participantes no sistema, «melhorando a flexibilidade e coordenação entre eles, desde a fase de planeamento, passando pela prevenção até à supressão dos fogos rurais».

Já a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que «só funcionará em 2019», vai ter como competências «a análise integrada, o planeamento e a coordenação estratégica do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR), incluindo o apoio qualificado à intervenção em eventos de elevado risco».

Fonte: Lusa 

Foto: Fernando Ribeiro 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip