Governo aprova apoio comunitário de 280 mil euros para Loures e Mafra

Oito projetos relacionados com o setor agrícola nos concelhos de Loures e Mafra vão receber 280 mil euros de fundos comunitários, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural do Continente (PDR2020), anunciou a associação promotora.

Os projetos que dizem respeito a pequenos investimentos nas explorações agrícolas e na transformação e comercialização de produtos agrícolas são geridos pela Associação de Desenvolvimento Sustentável da Região Saloia (A2S), criada pelos municípios de Loures, Sintra e Mafra.

A A2S foi criada em 2015 por estes municípios com intuito de apoiar, com recurso a fundos comunitários, projetos que contribuam para desenvolvimento das zonas rurais daqueles concelhos.

A diretora executiva da A2S, Márcia Mendes, congratulou-se com o facto da gestora do PDR2020 ter aprovado os primeiros oito projetos para a região saloia, que têm previsto um investimento total de 700 mil euros, estimando poder criar cerca de 10 postos de trabalho.

«Estamos efetivamente muito felizes porque foram os primeiros projetos a serem desbloqueados e sabemos que vão ser muito importantes para a região saloia», sublinhou.

Nesse sentido, a responsável explicou que os promotores dos oito projetos agora aprovados estão em condições de assinar os contratos de financiamento com o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), para que sejam reembolsados a fundo perdido em cerca de 40% das despesas a realizar entre 2017 e 2018.

Márcia Mendes adiantou ainda que a partir de 02 de janeiro se irá iniciar o segundo período para a apresentação de candidaturas, onde estará em concurso uma dotação de cerca de 310 mil euros e onde estará previsto um investimento total de 800 mil euros nos concelhos de Loures, Mafra e Sintra. 

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip