Governo anuncia medidas para promover agricultura através da gastronomia

Os ministérios do Desenvolvimento Regional e da Agricultura vão apostar no potencial turístico da gastronomia portuguesa para promover internacionalmente os produtos agrícolas, anunciou o ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.

«Em conjunto com o Ministério da Agricultura estamos a preparar iniciativas que ajudem à divulgação dos produtos da agricultura portuguesa, do agroalimentar português, associando-os a toda a fileira da gastronomia», anunciou o ministro durante uma visita à Feira Nacional de Agricultura, que decorre até 14 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.

O objetivo é «vender a cultura gastronómica portuguesa como fator de turismo mas também como fator de potenciação do nosso setor agroalimentar a da agricultura», explicou Poiares Maduro.

A intenção dos dois ministérios, do Desenvolvimento Regional e da Agricultura, é «apoiar esses setores a nível internacional, levando ao mesmo tempo vários desses setores económicos: os produtores agrícolas, a indústria agroalimentar, os agentes do turismo, da restauração, os chefs», actores que «em conjunto podem ter uma capacidade ainda maior de vender e promover a distribuição dos diferentes produtos dessa área», acrescentou.

Para Poiares Maduro é «agrupando, ganhando escala e massa crítica» que o país consegue ser mais eficaz «na promoção dos nossos produtos a nível internacional», sustentou, reforçando a necessidade de «apoiar cada vez mais a melhoria da qualidade, da produtividade e da internacionalização» dos produtos portugueses.

Fonte: Lusa

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip