Governo antecipa pagamento das ajudas ligadas ao tomate e arroz

tomate

O facto de Portugal figurar entre «os primeiros países a abrir as candidaturas vai permitir o adiantamento de todos os pagamentos», adiantou o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque.

O ministério da Agricultura e do Mar anunciou esta terça-feira que vai antecipar em dois meses, para outubro, os pagamentos das ajudas ligadas ao tomate e arroz.

«Estes pagamentos, de 240 euros por hectare para o tomate e de 194 euros por hectare para o arroz, serão antecipados em dois meses», indica o comunicado da tutela, segundo o qual «estes adiantamentos vêm no seguimento da antecipação já anunciada aos pagamentos ligados ao leite, bem como às vacas aleitantes, ovinos e caprinos».

Segundo o secretário de Estado da Agricultura, José Diogo Albuquerque, «trata-se de uma boa notícia no ano de implementação da nova reforma da Política Agrícola Comum (PAC)».

«Foi um ano atípico, com muitas mudanças na PAC e com dificuldades que um primeiro ano de reforma sempre traz», acrescentou, citado no comunicado.

O facto de Portugal figurar entre «os primeiros países a abrir as candidaturas vai permitir o adiantamento de todos os pagamentos», destaca ainda o governante.

O ministério garante continuar «a envidar todos os esforços para que […] mais apoios sejam antecipados ou veiculados o mais atempadamente possível».

O calendário dos pagamentos será publicado na página da Internet do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP).  

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip