Governo açoriano lança campanha de promoção de produtos lácteos em 2020

O Governo Regional dos Açores vai lançar, no início do próximo ano, uma campanha publicitária sobre os produtos lácteos da região a nível nacional, anunciou Vasco Cordeiro, presidente do executivo açoriano.

Leite

«Vamos apostar numa comunicação eficaz e direta junto dos consumidores do território continental, para onde exportamos, maioritariamente, os nossos laticínios”, afirmou Vasco Cordeiro, na Praia da Vitória, na sessão de abertura do XII Congresso da Agricultura dos Açores.

Realçando o «percurso absolutamente notável que a agricultura dos Açores fez nas últimas décadas», Vasco Cordeiro admitiu que ainda existem desafios a vencer «que resultam da nova realidade que construímos» e que «houve soluções que não resultaram da maneira como nós gostaríamos que tivessem resultado».

O chefe do executivo açoriano apontou a notoriedade dos produtos açorianos como um dos desafios atuais do setor, mas também a sustentabilidade e a aliança entre a produção e a investigação. «É fundamental alicerçar melhor, e de forma mais eficaz, essa parceria entre as diversas entidades que podem contribuir para a inovação e para o desenvolvimento do nosso setor agrícola. Há um caminho imenso que pode ser trilhado, mas há que vencer a perspetiva que não valoriza ou reconhece que esse caminho é condição de sobrevivência do setor agrícola».

Em relação à sustentabilidade, Vasco Cordeiro afirmou que «os produtores açorianos já há muitos anos têm práticas produtivas respeitadoras e valorizadoras do ambiente e do bem-estar animal» e que vão prosseguir com o «bom trabalho» no tópico.

Os Açores produzem cerca de 50% do queijo e perto de 35% do leite produzidos em Portugal.

Em 2018, o volume de negócios da indústria de laticínios totalizou cerca de 310 milhões de euros e só a faturação do leite atingiu perto de 180 milhões de euros (mais 7,2% do que em 2017).

FONTE: Açoriano Oriental

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip