Golegã: caloiros da Católica colhem batatas e alertam para desperdício

Os alunos que entram este ano na Católica Lisbon School of Business & Economics vão passar a tarde desta quarta-feira (2 de setembo) a apanhar batatas em campos da Golegã, numa iniciativa inserida no projeto "Restolho", que visa apoiar instituições de solidariedade.

A apanha começa às 14h30.

O projeto Restolho, que decorre sob o lema “uma segunda colheita para que nada se perca”, surgiu em 2013 de uma parceria entre a Federação dos Bancos Alimentares, a EntreAjuda, a União Agrícola do Norte do Vale do Tejo (Agrotejo) e o entreposto comercial Agromais, visando aproveitar os produtos que ficam nos campos por terem calibre inadequado ou pequenos defeitos.

O desafio da EntreAjuda, uma das parceiras do projeto da Universidade Católica levou a que a sétima edição do Dia Solidário (destinado à integração dos novos alunos) decorra nos campos da Golegã, num alerta para a importância do combate ao desperdício alimentar, já que se estima que cerca de um milhão de toneladas de alimentos vão para o lixo em Portugal em cada ano (cerca de 17% do que é produzido).

Só em Portugal, estima-se que cerca de um milhão de toneladas de alimentos por ano (cerca de 17% do que é produzido) vai para o lixo.

No ano de 2014 foram recolhidas cerca de 13 toneladas de produtos.

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip