GoFigo quer Denominação de Origem ou Indicação Geográfica do figo preto

O projeto operacional GoFigoProdução apresentou no dia 1 de outubro os resultados do seu programa de quatro anos a investigar novas técnicas de cultivo “racionais”, ao encontro do que se designa de “agricultura inteligente”, para a cultura do figo em Torres Novas.

O resultado deste trabalho é um caderno de boas práticas, que prometem uma melhoria na produção e qualidade com menos custos e maior sustentabilidade de recursos, e a criação de uma associação de produtores.

A GoFigo quer agora avançar para novas etapas do seu projeto global de promoção do figo, nomeadamente criando uma Denominação de Origem (DO) ou Indicação Geográfica (IG) do figo preto torrejano.

A GoFigo é um consórcio de entidades privadas e instituições públicas que se candidatou a fundos disponibilizados pela Rede Rural Nacional (estrutura ligada ao Ministério da Agricultura) para estudar novas técnicas de cultivo que possam revitalizar e ajudar a promover o figueiral, um setor em decadência no concelho de Torres Novas.

A GoFigo é uma sociedade agrícola que tem como missão apoiar a produção, transformação e distribuição do Figo Português. 

Regiões

Notícias por região de Portugal

Tooltip